Conar elege presidente e tem novos representantes da Aner no Conselho Superior

06 de julho de 2022

O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) elegeu nesta terça-feira, dia 5 de julho, Sergio Pompilio para a sua presidência. Pompilio ficará à frente da instituição para o mandato 2022/2024, a ser iniciado em 15 de julho. O Conar também escolheu os novos representantes do Conselho Superior. Entre eles estão o presidente da Aner, Rafael Soriano, a diretora executiva, Regina Bucco; e o segundo vice-presidente da Associação, Marcelo de Salles Gomes. Rafael Soriano segue como presidente da Câmara do Conselho de Ética do Rio de Janeiro.
Sergio Pompilio tem uma longa militância no Conar, tendo sido antes presidente da 2ª Câmara do Conselho de Ética e depois 1º vice-presidente da diretoria nos últimos quatro anos. Ele é vice-presidente de Relações Governamentais e Políticas Públicas da Johnson & Johnson para América Latina e possui larga experiência no mundo corporativo, tendo liderado as áreas legais, de comunicação corporativa e compliance de grandes corporações, como Avon e AstraZeneca.
“Vivemos um momento de total reinvenção da publicidade, provocada principalmente pela digitalização da comunicação. Estamos sendo testados ao limite em nossa criatividade, eficiência e competitividade, mas sem perder nunca o norte da ética. Num ambiente mutante e por vezes selvagem, a autorregulamentação é um caminho seguro. Temos de seguir honrando o extraordinário legado de nossos antecessores, amplamente reconhecido”, disse, afirmando que conta com a proximidade e cooperação de todos em sua gestão. “É um grande desafio. Ninguém trabalha sozinho”, disse Pompilio.
“Agradeço, em nome de todos, ao João Luiz pelo tempo dedicado ao Conar e antecipo nossos agradecimentos ao Sergio pelo muito tempo que ele certamente vai dedicar à autorregulamentação nos próximos anos”, disse Regina Bucco, diretora-executiva da Aner.
Chapa única foi eleita durante reunião virtual
A chapa única que concorreu à presidência conta também com Eduardo Simon, Paulo Tonet Camargo e Marcelo Rech como vice-presidentes e Cristiane Camargo e Daniela Gil Rios como diretoras. Sergio Pompilio sucede a João Luiz Faria Netto, que presidiu a entidade desde 2018. Edney Narchi e Juliana Nakata Albuquerque seguem como Vice-Presidente Executivo e Diretora de Acompanhamento Processual e Coordenação do Conselho de Ética, respectivamente.
A eleição aconteceu durante reunião virtual do Conselho Superior do Conar, no qual têm assento representantes das suas entidades fundadoras e cofundadora, ABA, Abap, Abert, Aner, ANJ, Central de Outdoor e IAB Brasil.
O encontro foi aberto por Faria Netto. Ele agradeceu ao trabalho de seus companheiros de diretoria, Luiz Lara, Armando Strozenberg, Bruno Bonfanti, e de Cyd Alvarez, que presidiu a 1ª Câmara durante a sua gestão, e que agora deixam o Conar.
Faria Netto também agradeceu ao empenho da equipe do Conar e de seu antecessor no cargo, Gilberto C. Leifert, que trabalhou de forma voluntária para o Conar, de maneira ininterrupta, desde 1990. Entre 1980 e 1985, ele foi o primeiro diretor executivo da entidade. Leifert deixou o Conselho Superior, do qual era membro nato, pela condição de ex-presidente.
Marco Bebiano e Cristiane Camargo, pelo IAB Brasil, Nelcina Tropardi, pela ABA, Flavio Lara Resende, pela Abert, Marcelo Rech, pela ANJ, Marcelo de Salles Gomes, pela Aner, Eduardo Simon, pela Abap, e Luiz Roberto Valente Filho, pela Central de Outdoor, manifestaram-se a seguir, destacando o trabalho de Faria Netto e sua equipe e desejando sucesso a Pompilio.
No conselho Superior, novos integrantes
Os novos integrantes do Conselho Superior do Conar para o biênio 2022/2024 foram empossados também na manhã desta terça-feira, dia 5. É o Conselho Superior que elege a diretoria da entidade, sendo formado por representantes designados pelas fundadoras e cofundadora do Conar. O órgão, que tem funções normativas e de administração da entidade, passa a ter a seguinte formação:
ABA
Nelcina Tropardi
Sergio Pompilio
Vanessa Vilar
ABAP
Adriana Pinheiro Machado
Eduardo Simon
Maria Laura Nicotero
ABERT
Caio Luiz Cibella de Carvalho
Fernando Justus Fischer
Fernando Vieira de Mello
Flávio Lara Resende
Hiran Silveira
Paulo Tonet Camargo
ANER
Marcelo de Salles Gomes
Rafael Menin Soriano
Regina Bucco
ANJ
Antonio Carlos de Moura
Marcelo Rech
Paulo Pessoa
CENTRAL DE OUTDOOR
Luiz Roberto F. Valente Filho
Valério Junkes
IAB BRASIL
Cristiane Camargo
Marco Bebiano
Nina Dragone
MEMBRO NATO
João Luiz Faria Netto
Conheça também a presidência das Câmaras do Conselho de Ética
O Conar atende a denúncias de consumidores, autoridades, dos seus associados ou ainda formuladas pela própria diretoria. Feita a denúncia, o Conselho de Ética do Conar – o órgão soberano na fiscalização, julgamento e deliberação no que se relaciona à obediência e cumprimento do disposto no Código – se reúne e a julga, garantindo amplo direito de defesa ao acusado. Se a denúncia tiver procedência, o Conar recomenda aos veículos de comunicação a suspensão da exibição da peça ou sugere correções à propaganda. Pode ainda advertir anunciante e agência.
O Conselho de Ética está dividido em oito Câmaras, sediadas em São Paulo, Rio, Brasília, Porto Alegre e Recife e é formado por 180 conselheiros, entre efetivos e suplentes, recrutados entre profissionais de publicidade de todas as áreas e representantes da sociedade civil. Não participam do Conselho pessoas investidas em cargos públicos por nomeação ou eleições, bem como candidatos a cargo eletivo em qualquer nível. Todos trabalham para o Conar em regime voluntário.
São os seguintes os presidentes das Câmaras do Conselho de Ética na gestão 2022/2024:
1ª Câmara, com sede em São Paulo: Adriana Pinheiro Machado
2ª Câmara, com sede em São Paulo: Vanessa Vilar
3ª Câmara, com sede no Rio de Janeiro: Rafael Menin Soriano
4ª Câmara, com sede em Brasília: Flavio Lara Resende
5ª Câmara, com sede em Porto Alegre: Antonio Carlos de Moura
6ª Câmara, com sede em São Paulo: Nelcina Tropardi
7ª Câmara, com sede em São Paulo: Luiz Roberto Valente Filho
8ª Câmara, com sede no Recife: a ser indicado nos próximos dias