Campanha dá dicas sobre comunicação para crianças nas mídias digitais

Campanha dá dicas sobre comunicação para crianças nas mídias digitais

1 de outubro de 2021
Última atualização: 24 de agosto de 2023
3min
Márcia Miranda

01 de outubro de 2021

A Aner é uma das instituições que está apoiando a Campanha do Dia das Crianças promovida pela Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) e a Associação Brasileira de de Licenciamento de Marcas e Personagens (Abral). Ao todo 23 entidades apoiam a campanha, que tem como objetivo dar dicas de comunicação ética e responsável para empresas que anunciam produtos e serviços dirigidos ao público infantil. Esta é a segunda edição deste trabalho de conscientização, que considera o código do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar).

Utilizando posts nas mídias sociais, com mensagens claras e objetivas, a campanha pretende fazer com que os profissionais compreendam a importância de comunicar para o público infantil com responsabilidade, considerando a Cartilha da ABRAL “Publicidade Responsável com influenciadores digitais: o jeito certo de comunicar”. A Cartilha inclui recomendações para influenciadores que trabalham com temas relacionados à infância nas mídias digitais, indicando as hashtags que devem ser utilizadas quando a postagem for um anúncio.

“O sucesso da primeira e segunda fase da campanha, destacada globalmente pela WFA, nos motivou a reforçar mais uma vez a necessidade de se abordar e discutir sobre o tema. Esperamos que a terceira fase, assim como as outras duas, atinja os objetivos de estimular a reflexão em relação ao consumo e às boas práticas da comunicação como parte fundamental da estratégia entre marcas e empresas.”, comentou Sandra Martinelli, Presidente Executiva da Associação Brasileira de Anunciantes (ABA).

Série de postagens começa a partir do dia 4 de outubro

O objetivo das campanhas é de estimular a reflexão em relação ao consumo e os hábitos saudáveis de modo geral, lembrando sempre que qualquer comunicação publicitária de produtos e serviços destinados a crianças e adolescentes deve estar claramente identificada, devendo ser perceptível e destacada a distinção da publicidade em relação aos demais conteúdos gerados pelo Influenciador. As postagens nas redes sociais começam no dia 4 e seguirão até o dia 15de outubro.

“Possuímos uma agenda importante no sentido de reforçar o conceito de comunicação responsável. Essa é uma delas que se soma a seminários e lives regulares ao longo do ano”, informa Marici Ferreira, presidente da Abral.

As associações que assinaram o Manifesto e estão na Campanha

  1. ABAP – Associação Brasileira de Agências de Publicidade
  2. ABEP – Associação Brasileira das Empresas de Pesquisas
  3. ABERT – Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão
  4. ABIA – Associação Brasileira da Indústria de Alimentos
  5. ABOOH – Associação Brasileira Mídia Out Of Home
  6. ABP – Associação Brasileira de Propaganda
  7. ABRACOM – Associação Brasileira das Agências de Comunicação
  8. ABRADI – Associação Brasileira de Agentes Digitais
  9. ABRINQ – Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos
  10. ACB – Associação dos Cartunistas do Brasil
  11. Adibra – Associação das Empresas de Parques de Diversão do Brasil
  12. AMPRO – Associação de Marketing Promocional
  13. ANER – Associação Nacional de Editores de Revistas
  14. ANJ – Associação Nacional de Jornais.
  15. APP – Associação dos Profissionais de Propaganda
  16. CNCOM – Confederação Nacional da Comunicação Social
  17. FENAPRO – Federação Nacional das Agências de Propaganda
  18. IAB – Interactive Advertising Bureau
  19. IVC – Instituto Verificador de Circulação
  20. Instituto Palavra Aberta
  21. SINDEPAT – Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas
Márcia Miranda
Administrator
Acredita que boas ideias precisam ser compartilhadas. Formada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (RJ), iniciou carreira em redação em 1988 e por 24 anos (até 2012) trabalhou em veículos como Jornal O Globo e Agência O Globo, Editora Abril, Jornal O Fluminense, Jornal Metro. Em 2012 iniciou o trabalho como relações públicas e assessora de comunicação, atuando para clientes em áreas variadas, como grandes eventos (TED-x Rio, Réveillon em Copacabana, Jornada Mundial da Juventude, Festival MIMO), showbiz, orquestras, entretenimento e assessorias institucionais como o Instituto Innovare. É empreendedora e, em dezembro de 2021, criou a Simbiose Conteúdo, uma empresa que presta serviços e consultoria em comunicação para associações como Aner, Abral e Abap e divisões internas da TV Globo.