Campanha dá dicas sobre comunicação para crianças nas mídias digitais
01 de outubro de 2021
A Aner é uma das instituições que está apoiando a Campanha do Dia das Crianças promovida pela Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) e a Associação Brasileira de de Licenciamento de Marcas e Personagens (Abral). Ao todo 23 entidades apoiam a campanha, que tem como objetivo dar dicas de comunicação ética e responsável para empresas que anunciam produtos e serviços dirigidos ao público infantil. Esta é a segunda edição deste trabalho de conscientização, que considera o código do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar).
Utilizando posts nas mídias sociais, com mensagens claras e objetivas, a campanha pretende fazer com que os profissionais compreendam a importância de comunicar para o público infantil com responsabilidade, considerando a Cartilha da ABRAL “Publicidade Responsável com influenciadores digitais: o jeito certo de comunicar”. A Cartilha inclui recomendações para influenciadores que trabalham com temas relacionados à infância nas mídias digitais, indicando as hashtags que devem ser utilizadas quando a postagem for um anúncio.
“O sucesso da primeira e segunda fase da campanha, destacada globalmente pela WFA, nos motivou a reforçar mais uma vez a necessidade de se abordar e discutir sobre o tema. Esperamos que a terceira fase, assim como as outras duas, atinja os objetivos de estimular a reflexão em relação ao consumo e às boas práticas da comunicação como parte fundamental da estratégia entre marcas e empresas.”, comentou Sandra Martinelli, Presidente Executiva da Associação Brasileira de Anunciantes (ABA).
Série de postagens começa a partir do dia 4 de outubro
O objetivo das campanhas é de estimular a reflexão em relação ao consumo e os hábitos saudáveis de modo geral, lembrando sempre que qualquer comunicação publicitária de produtos e serviços destinados a crianças e adolescentes deve estar claramente identificada, devendo ser perceptível e destacada a distinção da publicidade em relação aos demais conteúdos gerados pelo Influenciador. As postagens nas redes sociais começam no dia 4 e seguirão até o dia 15de outubro.
“Possuímos uma agenda importante no sentido de reforçar o conceito de comunicação responsável. Essa é uma delas que se soma a seminários e lives regulares ao longo do ano”, informa Marici Ferreira, presidente da Abral.
As associações que assinaram o Manifesto e estão na Campanha
- ABAP – Associação Brasileira de Agências de Publicidade
- ABEP – Associação Brasileira das Empresas de Pesquisas
- ABERT – Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão
- ABIA – Associação Brasileira da Indústria de Alimentos
- ABOOH – Associação Brasileira Mídia Out Of Home
- ABP – Associação Brasileira de Propaganda
- ABRACOM – Associação Brasileira das Agências de Comunicação
- ABRADI – Associação Brasileira de Agentes Digitais
- ABRINQ – Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos
- ACB – Associação dos Cartunistas do Brasil
- Adibra – Associação das Empresas de Parques de Diversão do Brasil
- AMPRO – Associação de Marketing Promocional
- ANER – Associação Nacional de Editores de Revistas
- ANJ – Associação Nacional de Jornais.
- APP – Associação dos Profissionais de Propaganda
- CNCOM – Confederação Nacional da Comunicação Social
- FENAPRO – Federação Nacional das Agências de Propaganda
- IAB – Interactive Advertising Bureau
- IVC – Instituto Verificador de Circulação
- Instituto Palavra Aberta
- SINDEPAT – Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas