Câmara aprova desoneração na folha de pagamentos

Câmara aprova desoneração na folha de pagamentos

31 de agosto de 2023
Última atualização: 31 de agosto de 2023
3min
Câmara dos Deputados vota desoneração na folha de papgamentos
Márcia Miranda

31 de agosto de 2023

Câmara dos Deputados vota desoneração na folha de papgamentos

Foi aprovado o texto sobre desoneração na folha da relatora, deputada Any Ortiz. A proposta, agora, volta ao Senado. Imagem:Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados aprovou um projeto que prorroga a desoneração da folha de pagamentos para 17 setores da economia, incluindo o setor de comunicação, até 31 de dezembro de 2027. A deputada Any Ortiz (Cidadania/RS) apresentou novo parecer PL 1016/23, incluindo a emenda do deputado Elmar Nascimento (União/BA), que propôs redução escalonada da contribuição para os municípios, de acordo com o PIB per capita. Por conta da alteração, o texto volta ao Senado para nova avaliação.

desoneração da folha permite às empresas substituir a contribuição previdenciária, de 20% sobre os salários dos empregados, por uma alíquota sobre a receita bruta, que varia de 1% a 4,5%. O objetivo é reduzir os encargos trabalhistas das empresas, permitindo que elas possam contratar mais funcionários. A medida visa estimular a economia e gerar empregos. Esses setores, atualmente, empregam cerca de 9 milhões de trabalhadores.

A proposta é baseada em um projeto do líder do governo no Senado, sen. Jacques Wagner (PT/BA), que cria o Simples Municipal e alíquotas progressivas da contribuição previdenciária dos municípios (PLP 51/21). A relatora não apresentou o custo da financeiro da modificação. Com o antigo critério o impacto era de R$ 9 bi para União.

Entre os 17 setores da economia que podem aderir a esse modelo estão: as indústrias têxtil, de calçados, máquinas e equipamentos e proteína animal, construção civil, comunicação e transporte rodoviário.

Leia Mais sobre desoneração na folha de pagamentos

Desoneração na folha de pagamentos: PL 334/23 vai para a Câmara de Deputados

Desoneração na folha de pagamento: CAE aprova PL em turno suplementar

Desoneração na folha de pagamentos: CAE faz nova apreciação nesta terça, 20 de junho

Participe e atualize-se!

Se você quer saber em primeira mão dos debates que a Aner promove sobre o mercado editorial, pode participar das Comissões Logística, Digital, Jurídica, Recorrência, Editores Locais e Audiência. Entre em contato com a Aner e torne-se um associado.

Clique aqui para saber como se associar

Além de expor a sua opinião, participar dos debates e unir forças com outros publishers e parceiros de negócios, a Aner possibilita o contato com instituições nacionais e globais, para cursos, palestras, workshops e intercâmbio de informações. Outra vantagem é a participação em atividades de aprimoramento para as equipes em cursos reconhecidos no mercado.

Acompanhe o site e as redes sociais da Aner para ficar atualizado com os programas, workshops e oportunidades para associados e não-associados.

Quer receber informações no seu email, WhatsApp ou Telegram? Assine a nossa newsletter. Clique aqui e saiba como.

Texto de Márcia Miranda

 

Márcia Miranda
Administrator
Acredita que boas ideias precisam ser compartilhadas. Formada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (RJ), iniciou carreira em redação em 1988 e por 24 anos (até 2012) trabalhou em veículos como Jornal O Globo e Agência O Globo, Editora Abril, Jornal O Fluminense, Jornal Metro. Em 2012 iniciou o trabalho como relações públicas e assessora de comunicação, atuando para clientes em áreas variadas, como grandes eventos (TED-x Rio, Réveillon em Copacabana, Jornada Mundial da Juventude, Festival MIMO), showbiz, orquestras, entretenimento e assessorias institucionais como o Instituto Innovare. É empreendedora e, em dezembro de 2021, criou a Simbiose Conteúdo, uma empresa que presta serviços e consultoria em comunicação para associações como Aner, Abral e Abap e divisões internas da TV Globo.