CIDH lança debate sobre Liberdade de Expressão na Internet

CIDH lança debate sobre Liberdade de Expressão na Internet

23 de setembro de 2021
Última atualização: 24 de agosto de 2023
1min
Márcia Miranda

23 de setembro de 2021

A Relatoria Especial para a Liberdade de Expressão (Rele) da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) está lançando uma iniciativa para enfrentar os desafios que as tecnologias digitais atualmente apresentam para o exercício dos direitos humanos na região. O objetivo do Diálogo das Américas sobre Liberdade de Expressão na Internet é combater a deterioração do debate público; analisar os dilemas sobre moderação de conteúdo e sua compatibilidade com os padrões democráticos e de direitos humanos; e estimular esforços no sentido de avançar na alfabetização midiática.

O grupo de trabalho é composto por Estados, sociedade civil, reguladores e plataformas tecnológicas. Nas próximas oito semanas, o Diálogo proporá várias atividades virtuais abertas por meio de seu site www.americasdialogue.org . Na última fase do processo, espera-se a formação de um grupo de trabalho que analisará e discutirá as contribuições recebidas e, em seguida, desenvolverá um plano de ação que pode ser sugerido para a CIDH.

Clique aqui e saiba como participar (em espanhol)

Márcia Miranda
Administrator
Acredita que boas ideias precisam ser compartilhadas. Formada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (RJ), iniciou carreira em redação em 1988 e por 24 anos (até 2012) trabalhou em veículos como Jornal O Globo e Agência O Globo, Editora Abril, Jornal O Fluminense, Jornal Metro. Em 2012 iniciou o trabalho como relações públicas e assessora de comunicação, atuando para clientes em áreas variadas, como grandes eventos (TED-x Rio, Réveillon em Copacabana, Jornada Mundial da Juventude, Festival MIMO), showbiz, orquestras, entretenimento e assessorias institucionais como o Instituto Innovare. É empreendedora e, em dezembro de 2021, criou a Simbiose Conteúdo, uma empresa que presta serviços e consultoria em comunicação para associações como Aner, Abral e Abap e divisões internas da TV Globo.