Ataques a jornalistas: ferramenta reúne denúncias e dá apoio a vítimas

Ataques a jornalistas: ferramenta reúne denúncias e dá apoio a vítimas

13 de setembro de 2021
Última atualização: 24 de agosto de 2023
2min
Márcia Miranda

13 de setembro de 2021

O Instituto Vladimir Herzog (IVH) e a ONG Artigo 19 lançaram uma ferramenta online de denúncia de ataques a jornalistas e comunicadores em decorrência de suas atividades profissionais. O trabalho vem sendo articulado há três anos e dará visibilidade a denúncias. A rede foi estruturada a partir de diversas outras redes e organizações setoriais ou locais, com representação nos 26 estados e no Distrito Federal. Esses articuladores têm a missão também de fazer uma busca ativa de casos, para além daqueles que são registrados formalmente no site.

A ferramenta foi lançada no dia 31 de agosto e já pose ser acessada aqui. Em paralelo, a rede também vai providenciar apoio psicológico e jurídico para os jornalistas e comunicadores vítimas de ameaças e agressões. Os casos mais graves serão encaminhados às autoridades policiais.

 

“Na nossa experiência, sabemos de casos concretos de ameaças a jornalistas e comunicadores. E o simples fato de esse episódio ser registrado pela imprensa, ter sido noticiado, fez com que o agressor se intimidasse e não voltasse a fazer uma nova ameaça ou não efetivasse essa ameaça por meio de uma agressão,” disse à LatAm Journalism Review(LJR) o coordenador de jornalismo e liberdade de expressão do IVH, Giuliano Galli.

 
Márcia Miranda
Administrator
Acredita que boas ideias precisam ser compartilhadas. Formada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (RJ), iniciou carreira em redação em 1988 e por 24 anos (até 2012) trabalhou em veículos como Jornal O Globo e Agência O Globo, Editora Abril, Jornal O Fluminense, Jornal Metro. Em 2012 iniciou o trabalho como relações públicas e assessora de comunicação, atuando para clientes em áreas variadas, como grandes eventos (TED-x Rio, Réveillon em Copacabana, Jornada Mundial da Juventude, Festival MIMO), showbiz, orquestras, entretenimento e assessorias institucionais como o Instituto Innovare. É empreendedora e, em dezembro de 2021, criou a Simbiose Conteúdo, uma empresa que presta serviços e consultoria em comunicação para associações como Aner, Abral e Abap e divisões internas da TV Globo.