12 fontes de receita para empresas de conteúdo digital

12 fontes de receita para empresas de conteúdo digital

26 de agosto de 2021
Última atualização: 24 de agosto de 2023
2min
Márcia Miranda

26 de agosto de 2021

Um artigo escrito pelo especialista em jornalismo digital e liderança de redação James Breiner reúne ideias de fontes de receitas para empresas de conteúdo digital. James é consultor bilíngue (inglês-espanhol) e tem três décadas de experiência no lado editorial e comercial de jornais. Sua especialidade é jornalismo empreendedor ou novos modelos financeiros para mídia digital.

“Este artigo apareceu pela primeira vez no meu site em 2014 e continua sendo um dos mais populares. As fontes de receita ainda são relevantes, assim como os princípios de negócios por trás delas. Para este post, eu atualizei alguns dos textos e links”, explica o autor.

Entre as dicas, Breiner destaca a necessidade de estreitar as relações com o público, pensar em novas formas de oferecer as assinaturas, adequando níveis de adesão como o exemplo do Texas Tribune e trocar a publicidade pelo modelo de patrocínios. O interessante é a forma como o especialista escreve, dando exemplos vivos das práticas que sugere.

Veja a íntegra da matéria no Blog de James Breiner.

Márcia Miranda
Administrator
Acredita que boas ideias precisam ser compartilhadas. Formada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (RJ), iniciou carreira em redação em 1988 e por 24 anos (até 2012) trabalhou em veículos como Jornal O Globo e Agência O Globo, Editora Abril, Jornal O Fluminense, Jornal Metro. Em 2012 iniciou o trabalho como relações públicas e assessora de comunicação, atuando para clientes em áreas variadas, como grandes eventos (TED-x Rio, Réveillon em Copacabana, Jornada Mundial da Juventude, Festival MIMO), showbiz, orquestras, entretenimento e assessorias institucionais como o Instituto Innovare. É empreendedora e, em dezembro de 2021, criou a Simbiose Conteúdo, uma empresa que presta serviços e consultoria em comunicação para associações como Aner, Abral e Abap e divisões internas da TV Globo.