100fronteiras: conheça as experiências que levaram a conquistas

100fronteiras: conheça as experiências que levaram a conquistas

19 de julho de 2023
Última atualização: 23 de agosto de 2023
4min
Denys Grellmann e Carlos Grellmann em entrevista em ambiente interno redação da 100fronteiras
Denys e o pai, Carlos Grellmann, durante um Café com Aner.
Márcia Miranda

19 de julho de 2023

Denys Grellmann e Carlos Grellmann em entrevista em ambiente interno redação da 100fronteiras
Denys Grellmann e Carlos Grellmann falaram sobre a importância de participar dos cursos de formação e de fazerem parte da Aner, como associados

Denys Grellmann e Carlos Grellmann foram os convidados do Café com Aner da última terça-feira, dia 18 de julho. No encontro, eles contaram as experiências com a evolução do Grupo 100fronteiras, uma organização familiar local de Foz do Iguaçu, dedicada à produção de jornalismo local diário e a uma série de ações de comunicação, networking e criação de conteúdos personalizados para marcas.

“Acho importante nossos associados contarem as experiências que eles têm, de trabalho, os resultados, as dificuldades, as alegrias… esse comportamento tem que ser constante para estimular os outros associados e mesmo os que não são associados. São lições de vida”, afirmou a diretora executiva da Aner, Regina Bucco, na apresentação do Café.

Além do Portal 100fronteiras.com e da publicação mensal da Revista 100fronteiras, o grupo tem experimentado novas ações, graças aos cursos e programas de aceleração digital oferecidos pela Aner e por outras associações de jornalismo, em parceria com o ICFJ, Google, Meta e dezenas de empresas e especialistas.

Denys contou a história da 100fronteiras desde quando era apenas uma revista até se transformar no Grupo 100fronteiras. Carlos relembrou os tempos de criação do 100fronteiras, como um veículo para abranger os países da tripla fronteira, que não existia na época.

“Havia uma lacuna muito grande aqui em relação ao meios de comunicação. Sempre se falava da região Brasil, Paraguai e Argentina, mas não havia nenhum veículo de comunicação que circulasse nos três países.  Então surgiu uma ideia junto com a Lilian (Grellmann) de criar uma revista mensal”, explicou, contando que a revista levou pelo menos 10 anos para se estabilizar.

O desafio da pandemia: do mensal ao diário

As perdas de anunciantes durante a pandemia também afetaram a 100fronteiras, mas a empresa resistiu à ideia de demitir seus colaboradores. A pandemia também acelerou a necessidade de produção digital, por conta do isolamento social.

“Passamos de uma revista mensal à produção de jornalismo local diário. As pessoas estavam em casa, sedentas por conteúdo de qualidade e com credibilidade e conseguimos passar isso a eles”, explicou, destacando a importância da educação e de cursos de aprimoramento para toda a equipe.

“Fizemos um curso em 2019, na Abraji, de Jornalismo local sustentável, no horário do trabalho e quando chegou a pandemia esse pensamento digital já estava implementado. Assim conseguimos criar conteúdo, conectar a comunidade”, explica

Associações: oportunidade de troca de informações e crescimento

Foi após a pandemia que o 100fronteiras começou a investir em eventos de experiência. A ideia era gerar receita e, ao mesmo tempo, estimular a geração de negócios. Daí vieram o Falls Sunset, um evento em comemoração ao por do sol na região de Foz, que é especialmente belo; o Malbec day, que comemora a uva malbec, uma das principais da Argentina; e o 100fronteiras Jazz Night, voltado à valorização da música instrumental.

“A Regina Bucco sempre foi uma grande incentivadora da 100fronteiras neste segmento de eventos. Isso mostra o quanto é importante você fazer parte de uma associação em que as pessoas se ajudam e os profissionais estão aí para se fortalecer”, elogiou.

Quer conhecer as demais experiências e modelos de negócios desenvolvidos pelo Grupo 100fronteiras a partir das possibilidades aproveitadas pelos cursos e programas da Aner? Clique aqui e assista a íntegra desse Café com Aner com Carlos e Denys Grellman.

Quer ficar por dentro das notícias sobre a Aner, do mercado editorial e das novidades sobre tendências em jornalismo? Clique aqui e assine a Newsletter Aner.

Deseja acompanhar e participar dos fóruns internos de discussão sobre Logística, Jurídico, Tributário, Tecnologia e Inovação para empresas jornalísticas? Mande um e-mail para a Aner e torne-se um associado!

Texto: Márcia Miranda

Márcia Miranda
Administrator
Acredita que boas ideias precisam ser compartilhadas. Formada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (RJ), iniciou carreira em redação em 1988 e por 24 anos (até 2012) trabalhou em veículos como Jornal O Globo e Agência O Globo, Editora Abril, Jornal O Fluminense, Jornal Metro. Em 2012 iniciou o trabalho como relações públicas e assessora de comunicação, atuando para clientes em áreas variadas, como grandes eventos (TED-x Rio, Réveillon em Copacabana, Jornada Mundial da Juventude, Festival MIMO), showbiz, orquestras, entretenimento e assessorias institucionais como o Instituto Innovare. É empreendedora e, em dezembro de 2021, criou a Simbiose Conteúdo, uma empresa que presta serviços e consultoria em comunicação para associações como Aner, Abral e Abap e divisões internas da TV Globo.