Que tal algumas ideias de monetização a partir da cor do ano 2026, segundo a WGSN?

A WGSN acaba de divulgar a cor do ano e ela é uma referência à natureza e ao orgânico. O verde azulado que leva o nome de Transformative Teal está relacionado, segundo a consultoria, à responsabilização ecológica e tem um caráter transformador e regenerativo. Bem em dia com o sentimento de urgência na recuperação do meio ambiente e sustentabilidade do planeta. Aproveitamos para elaborar e compartilhar algumas ideias de monetização para editores a partir desta tendência para cor do ano WGSN.

A WGSN é uma consultoria com 25 anos, que explicamos as grandes mudanças nos estilos de vida, valores e necessidades dos consumidores para profissionais que buscam criar produtos e negócios de sucesso.
De acordo com a WGSN, o interesse por tons de azul e verde está em crescimento nas pesquisas voltadas ao comércio. O aumento também é sentido em busca pelo nome da cor no Google Trends. O comércio também identifica, segundo a WGSN, aumento do interesse por roupas masculinas em azul e verde, superando o tradicional preto.
A consultoria também aposta em 2026 como um ano de redirecionamento, quebra de velhas ideias e mudanças urgentes, principalmente por conta da necessidade de atenção à sustentabilidade.
Estar em dia com os novos comportamentos de consumo e estética pode ajudar os editores a criarem ou realinharem suas editorias (verticais) específicas. Neste caso, já é possível identificar, segundo a WGSN, uma tendência do público a temas de interesse orgânico, de sustentabilidade e inovação. Estar em dia com as cores tendência também ajuda a influenciar escolhas de tipografia, fotografia e layout, para garantir que o design da publicação permaneça moderno e atualizado.
Para as redações, a tendência pode influenciar a criação de pautas investigativas e mais aprofundadas nos temas correlatos, buscar fontes que possam fazer análises e conexões entre assuntos como, por exemplo, “Sustentabilidade e o Consumidor da Geração Z”.
Ideias para engajar público e monetização com ações relacionadas ao meio ambiente
Que tal tentar novas formas de monetizar seu veículo reunindo essas comunidades com eventos, produção de conteúdo e informação? Eventos são altamente instagramáveis e ajudam a projetar o veículo e os parceiros envolvidos. Veja aqui algumas sugestões:
- Buscar parcerias com empresas que desenvolvem produtos e serviços ou pesquisas relacionadas ao meio ambiente e realizar eventos como um Hackaton, para criar protótipos de soluções para problemas locais específicos (gestão de resíduos em um bairro, monitoramento de poluição hídrica).
- Criar parcerias com artistas locais e criar uma exposição que guie o público por fases (degradação, ações necessárias e opções para regeneração do meio ambiente no futuro). Pode ser uma forma de associar, inclusive, o que os órgãos locais, públicos e ONGs estão fazendo pelo meio ambiente.
- Pensar em parceiros para preparar um fórum regional e mostrar à população o que ela pode fazer para melhorar o seu entorno. Oficinas, workshops e troca de informações sobre ações simples que possam ser desenvolvidas por moradores isoladamente ou por comunidades, como compostagem, hortas urbanas, economia circular e separação de lixo para reciclagem. Há ainda a opção de cursos sobre reparos de produtos e eletrodomésticos, para evitar o descarte excessivo.
- Promover ações de impacto como a limpeza de um rio ou área, o replantio de árvores e estimular a participação do público, com auxílio de parceiros interessados em conectar sua marca ao meio ambiente.
Importante lembrar que todas essas ações devem ser amplamente divulgadas, em diversos canais e utilizando linguagens diferenciadas por rede social e por público que se deseja atingir. Devem, ainda, gerar kits que possam facilitar a replicação, com PDFs, vídeos, tutoriais, compartilháveis com facilidade, sempre com as marcas apoiadoras em destaque.
A pesquisa completa da WGSN está no site da consultoria e pode ser acessada clicando aqui.
*Esta matéria usou a ferramenta de IA Gemini para criação de imagem e brainstorm de ideias de criação de eventos.


