Cinco dicas de inovação das marcas premiadas pela Kantar

Cinco dicas de inovação das marcas premiadas pela Kantar

11 de outubro de 2024
Última atualização: 11 de outubro de 2024
3min
Tela em fundo vinho com letras brancas e grafismos em vermelho e laranja mostra o estudo de inovação Outstanding Innovation Kantar 2024
Entre as dicas do estudo de inovação, "questione o negócio em que você pensa que está". Imagem: Reprodução Kantar
Márcia Miranda

Seja ousado. Questione o negócio em que você pensa estar. Essas são algumas das dicas do estudo de inovação Outstanding Innovation Awards 2024, divulgado pela Kantar para analisar o impacto de cada marca em termos de percepção do consumidor. Os insights foram retirados a partir dos cases selecionados pela Kantar na premiação que busca destacar marcas globais inovadoras e como elas encontram novos espaços para crescer.

O estudo de inovação também mostra dados sobre o impacto comercial e indicadores como “Poder de Demanda”, “Poder Futuro” e “Poder de Preço” e apresenta cinco lições aprendidas com o sucesso da inovação.

A Kantar é uma empresa líder mundial em dados e análise de marketing.

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Baileys: estudo de marca levou o que era apenas licor às sobremesas para adultos

De acordo com o estudo de inovação, os vencedores deste ano se destacaram em atributos como: impacto, integração ao dia a dia, liderança, oferta de uma boa gama de produtos/serviços, além de ações para melhorar a vida das pessoas, produtos/serviços bem projetados e compromisso com a sustentabilidade.

Entre as marcas destacadas incluídas no estudo de inovação estão Nutella, Samsung, Pioneer e Fini, entre outras. Um destaque vai para grande percepção da Baileys para captar o que era importante e relevante na marca e investir na utilização da bebida em “delícias para adultos”. De acordo com Sarah Gilligan, gerente de Marketing de Inovação Global da Baileys, a empresa mudou sua sorte ao ter a coragem de repensar fundamentalmente “o que era ótimo na Baileys”.

“Percebemos que a verdadeira identidade do produto era de fato ser uma delícia “parte bolo, parte bebida”, contou à Kantar em uma entrevista.

A partir deste posicionamento, a marca passou a investir em si mesma como um deleite adulto. Deixou o pequeno mundo dos licores cremosos e passou a se apresentar nos bolos, cafés, chocolates, sorvetes e coquetéis, abrindo novas frentes de utilizações e opções na comunicação do produto.

O estudo de inovação conclui com recomendações práticas sobre como construir confiança e impulso, pensar de dentro para fora e de fora para dentro e manter a agilidade durante a jornada de inovação.

Veja as cinco lições dos inovadores bem-sucedidos:

  1. Seja ousado: Tenha coragem para implementar novas ideias após uma pesquisa sólida e um planejamento estratégico.
  2. Questione o negócio em que você pensa que está: Esteja aberto a redefinir a identidade e oferta da sua marca, como Baileys e Fini.
  3. Seja fiel à marca: A autenticidade é fundamental. As inovações devem se alinhar com a identidade da marca e seus valores, como Virgin Australia e Nutella.
  4. Mantenha a curiosidade: Busque novas tendências, necessidades e tecnologias, como Beck’s e Samsung.
  5. Não desista: aprenda, teste e aprenda: A inovação exige persistência e flexibilidade. Aprenda com os erros e adapte-se rapidamente, como Guinness e Baileys.

O estudo comleto é gratuito e está disponível no site da Kantar. Clique aqui para preencher o formulário e baixar.

Márcia Miranda
Administrator
Acredita que boas ideias precisam ser compartilhadas. Formada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (RJ), iniciou carreira em redação em 1988 e por 24 anos (até 2012) trabalhou em veículos como Jornal O Globo e Agência O Globo, Editora Abril, Jornal O Fluminense, Jornal Metro. Em 2012 iniciou o trabalho como relações públicas e assessora de comunicação, atuando para clientes em áreas variadas, como grandes eventos (TED-x Rio, Réveillon em Copacabana, Jornada Mundial da Juventude, Festival MIMO), showbiz, orquestras, entretenimento e assessorias institucionais como o Instituto Innovare. É empreendedora e, em dezembro de 2021, criou a Simbiose Conteúdo, uma empresa que presta serviços e consultoria em comunicação para associações como Aner, Abral e Abap e divisões internas da TV Globo.