Cinco dicas de inovação das marcas premiadas pela Kantar

Seja ousado. Questione o negócio em que você pensa estar. Essas são algumas das dicas do estudo de inovação Outstanding Innovation Awards 2024, divulgado pela Kantar para analisar o impacto de cada marca em termos de percepção do consumidor. Os insights foram retirados a partir dos cases selecionados pela Kantar na premiação que busca destacar marcas globais inovadoras e como elas encontram novos espaços para crescer.
O estudo de inovação também mostra dados sobre o impacto comercial e indicadores como “Poder de Demanda”, “Poder Futuro” e “Poder de Preço” e apresenta cinco lições aprendidas com o sucesso da inovação.
A Kantar é uma empresa líder mundial em dados e análise de marketing.
Compartilhe conhecimento. Associe-se à Aner
Baileys: estudo de marca levou o que era apenas licor às sobremesas para adultos
De acordo com o estudo de inovação, os vencedores deste ano se destacaram em atributos como: impacto, integração ao dia a dia, liderança, oferta de uma boa gama de produtos/serviços, além de ações para melhorar a vida das pessoas, produtos/serviços bem projetados e compromisso com a sustentabilidade.
Entre as marcas destacadas incluídas no estudo de inovação estão Nutella, Samsung, Pioneer e Fini, entre outras. Um destaque vai para grande percepção da Baileys para captar o que era importante e relevante na marca e investir na utilização da bebida em “delícias para adultos”. De acordo com Sarah Gilligan, gerente de Marketing de Inovação Global da Baileys, a empresa mudou sua sorte ao ter a coragem de repensar fundamentalmente “o que era ótimo na Baileys”.

“Percebemos que a verdadeira identidade do produto era de fato ser uma delícia “parte bolo, parte bebida”, contou à Kantar em uma entrevista.
A partir deste posicionamento, a marca passou a investir em si mesma como um deleite adulto. Deixou o pequeno mundo dos licores cremosos e passou a se apresentar nos bolos, cafés, chocolates, sorvetes e coquetéis, abrindo novas frentes de utilizações e opções na comunicação do produto.
O estudo de inovação conclui com recomendações práticas sobre como construir confiança e impulso, pensar de dentro para fora e de fora para dentro e manter a agilidade durante a jornada de inovação.
Veja as cinco lições dos inovadores bem-sucedidos:
- Seja ousado: Tenha coragem para implementar novas ideias após uma pesquisa sólida e um planejamento estratégico.
- Questione o negócio em que você pensa que está: Esteja aberto a redefinir a identidade e oferta da sua marca, como Baileys e Fini.
- Seja fiel à marca: A autenticidade é fundamental. As inovações devem se alinhar com a identidade da marca e seus valores, como Virgin Australia e Nutella.
- Mantenha a curiosidade: Busque novas tendências, necessidades e tecnologias, como Beck’s e Samsung.
- Não desista: aprenda, teste e aprenda: A inovação exige persistência e flexibilidade. Aprenda com os erros e adapte-se rapidamente, como Guinness e Baileys.
O estudo comleto é gratuito e está disponível no site da Kantar. Clique aqui para preencher o formulário e baixar.