Google lança programa gratuito de IA para veículos jornalísticos

Google lança programa gratuito de IA para veículos jornalísticos

22 de abril de 2025
Última atualização: 22 de abril de 2025
3min
Programa Google Jornada de IA para Negócios Jornalísticos
O Programa é gratuito e inscreve só até o dia 25/04
Márcia Miranda

Já estão abertas as inscrições para a Jornada de IA para Negócios Jornalísticos do Google. O programa gratuito de IA oferece capacitação prática em Inteligência Artificial (IA) e análise de dados, com foco em aumentar a receita, o engajamento da audiência e a eficiência operacional das organizações jornalísticas. O objetivo é impulsionar a transformação digital de 100 veículos brasileiros ao longo de 2025.

A Jornada prevê uma série de iniciativas. A primeira será oferecida em parceria com a Blue Engine Collaborative, referência em estratégia digital, e contará com cinco laboratórios ao longo do ano. Ao todo serão selecionados 40 participantes para as duas primeiras turmas, que terão início em maio.
Os laboratórios serão adaptados às diferentes realidades dos veículos participantes e abordarão desde conceitos básicos de machine learning até aplicações avançadas de IA generativa, ferramentas de personalização e estratégias de monetização.

Programa de IA dá direito a mentoria e consultoria técnica

Além de sessões ao vivo nos Labs, os participantes vão receber mentorias individuais com especialistas da Blue Engine. Todos também terão acesso a uma avaliação personalizada da FT Strategies, braço de consultoria do Financial Times, para aprimorar suas estratégias de uso de tecnologia e IA.

Ao final do ciclo de treinamentos, os veículos poderão submeter seus projetos desenvolvidos durante o programa para receber consultoria técnica dedicada para a implementação das soluções em suas operações diárias, fechando a última etapa da Jornada.

“A inteligência artificial tem o potencial de transformar a forma como o jornalismo é produzido, distribuído e monetizado. Com essa iniciativa, queremos apoiar os veículos brasileiros a explorarem essa tecnologia de forma prática e estratégica, ajudando a garantir a sustentabilidade do setor”, afirma Natália Mazotte, gerente de Relações com a Indústria de Notícias do Google Brasil.

Prazo para inscrições para Jornada de IA para Negócios Jornalísticos termina dia 25 de abril

As inscrições para a primeira etapa do programa vão até 25 de abril. Os interessados podem se inscrever neste link ou acessar o site do programa para saber mais. Atenção: Basta uma inscrição por organização de notícias.

Serviço:

Jornada de IA para Negócios Jornalísticos do Google

O que é:

Programa gratuito do Google que vai capacitar 100 veículos jornalísticos brasileiros ao longo de 2025 no uso estratégico de Inteligência Artificial (IA) e análise de dados.

Objetivo:

Apoiar veículos na adoção de soluções em IA para aumentar receita, engajamento da audiência e eficiência das operações.

Como funciona:

● 5 laboratórios ao longo do ano (2 em maio e 3 em setembro), com turmas de até 20 veículos cada um, incluindo sessões ao vivo, workshops e mentorias com especialistas da Blue Engine Collaborative.
● Consultoria estratégica da FT Strategies
● Consultoria técnica individualizada para implementação de projetos desenvolvidos nos laboratórios
Destaque: Os primeiros inscritos concorrem às vagas nas duas primeiras turmas, que começam em maio.

Inscrições:

Gratuitas, abertas até 25 de abril de 2025 para a primeira fase.

Inscreva-se aqui: https://forms.gle/u1JGXpb27itxYYeL6

Márcia Miranda
Administrator
Acredita que boas ideias precisam ser compartilhadas. Formada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (RJ), iniciou carreira em redação em 1988 e por 24 anos (até 2012) trabalhou em veículos como Jornal O Globo e Agência O Globo, Editora Abril, Jornal O Fluminense, Jornal Metro. Em 2012 iniciou o trabalho como relações públicas e assessora de comunicação, atuando para clientes em áreas variadas, como grandes eventos (TED-x Rio, Réveillon em Copacabana, Jornada Mundial da Juventude, Festival MIMO), showbiz, orquestras, entretenimento e assessorias institucionais como o Instituto Innovare. É empreendedora e, em dezembro de 2021, criou a Simbiose Conteúdo, uma empresa que presta serviços e consultoria em comunicação para associações como Aner, Abral e Abap e divisões internas da TV Globo.