Educação midiática: Revista Qualé levará estudantes para visita a estúdios de rádio e TV
Uma iniciativa da Revista Qualé vai levar estudantes para conhecer de perto estúdios de rádio e TV. A ideia é aproximar os pequenos da realidade jornalística, dentro da proposta da Unesco de educação midiática. A Aner apoia a iniciativa, é realizada em comemoração à Semana Brasileira de Educação Midiática, promovida pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com a Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República.
A Semana tem o apoio de organizações da sociedade civil que atuam na temática, como o Instituto Vero, o Instituto Palavra Aberta, a Safernet Brasil, o Redes Cordiais e a Intervozes. Ela faz parte da agenda global da Unesco sobre Alfabetização Midiática e Informacional (MIL Week 2023). O evento global acontece anualmente desde 2011 e promove iniciativas de educação midiática. Este ano, ele busca mobilizar os países em torno do tema “Alfabetização Midiática e Informacional em Espaços Digitais: uma agenda global coletiva”
“Nos inscrevemos no projeto da Unesco para engajar nesse movimento de levar a educação midiática para todos. E essas são as nossas ações com os nossos leitores para incentivar a aproximação com o tema”, conta Maria Clara Cabral, diretora da Qualé.
Visita à Rádio Trianon e aos estúdios da TV Cultura
A programação começa com uma visita à Rádio Trianon, no dia 23 de outubro. No dia 25, a equipe do Projeto Imprensa Jovem conhecerá os estúdios da TV Cultura. E no dia 26, a Qualé vai fazer uma live com especialistas em educação midiática, transmitida pelo Canal da revista no YouTube.
Ao todo, cerca de 30 crianças na faixa dos 7 aos 12 anos, vão participar das visitas. Mas para ampliar o alcance do projeto, os vídeos sobre os passeios serão replicados nas escolas.
“Sempre trabalhamos para aproximar o jornalismo das crianças. Queremos mostrar a importância de informação de qualidade para o combate das fakes news, a formação de jovens mais críticos e responsáveis com a sociedade”, afirma Maria Clara.
Para conhecer mais sobre o projeto, você pode clicar aqui e visitar o hotsite Comuniq
Participe e atualize-se!
Se você quer saber em primeira mão dos debates que a Aner promove sobre o mercado editorial, pode participar das Comissões Logística, Digital, Jurídica, Recorrência, Editores Locais e Audiência. Entre em contato com a Aner e torne-se um associado.
Clique aqui para saber como se associar
Além de expor a sua opinião, participar dos debates e unir forças com outros publishers e parceiros de negócios, a Aner possibilita o contato com instituições nacionais e globais, para cursos, palestras, workshops e intercâmbio de informações. Outra vantagem é a participação em atividades de aprimoramento para as equipes em cursos reconhecidos no mercado.