Educação midiática: Revista Qualé levará estudantes para visita a estúdios de rádio e TV

Educação midiática: Revista Qualé levará estudantes para visita a estúdios de rádio e TV

6 de outubro de 2023
Última atualização: 6 de outubro de 2023
3min
crianas olham celular e livro sobre educação midiática revista qualé
Márcia Miranda

Uma iniciativa da Revista Qualé vai levar estudantes para conhecer de perto estúdios de rádio e TV. A ideia é aproximar os pequenos da realidade jornalística, dentro da proposta da Unesco de educação midiática. A Aner apoia a iniciativa, é realizada em comemoração à Semana Brasileira de Educação Midiática, promovida pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com a Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República.

A Semana tem o apoio de organizações da sociedade civil que atuam na temática, como o Instituto Vero, o Instituto Palavra Aberta, a Safernet Brasil, o Redes Cordiais e a Intervozes.  Ela faz parte da agenda global da Unesco sobre Alfabetização Midiática e Informacional (MIL Week 2023). O evento global acontece anualmente desde 2011 e promove iniciativas de educação midiática. Este ano, ele busca mobilizar os países em torno do tema “Alfabetização Midiática e Informacional em Espaços Digitais: uma agenda global coletiva”

“Nos inscrevemos no projeto da Unesco para engajar nesse movimento de levar a educação midiática para todos. E essas são as nossas ações com os nossos leitores para incentivar a aproximação com o tema”, conta Maria Clara Cabral, diretora da Qualé.

Visita à Rádio Trianon e aos estúdios da TV Cultura

A programação começa com uma visita à Rádio Trianon, no dia 23 de outubro. No dia 25, a equipe do Projeto Imprensa Jovem conhecerá os estúdios da TV Cultura. E no dia 26, a Qualé vai fazer uma live com especialistas em educação midiática, transmitida pelo Canal da revista no YouTube.

Ao todo, cerca de 30 crianças na faixa dos 7 aos 12 anos, vão participar das visitas. Mas para ampliar o alcance do projeto, os vídeos sobre os passeios serão replicados nas escolas.

“Sempre trabalhamos para aproximar o jornalismo das crianças. Queremos mostrar a importância de informação de qualidade para o combate das fakes news, a formação de jovens mais críticos e responsáveis com a sociedade”, afirma Maria Clara.

Para conhecer mais sobre o projeto, você pode clicar aqui e visitar o hotsite Comuniq

Participe e atualize-se!

Se você quer saber em primeira mão dos debates que a Aner promove sobre o mercado editorial, pode participar das Comissões Logística, Digital, Jurídica, Recorrência, Editores Locais e Audiência. Entre em contato com a Aner e torne-se um associado.

Clique aqui para saber como se associar

Além de expor a sua opinião, participar dos debates e unir forças com outros publishers e parceiros de negócios, a Aner possibilita o contato com instituições nacionais e globais, para cursos, palestras, workshops e intercâmbio de informações. Outra vantagem é a participação em atividades de aprimoramento para as equipes em cursos reconhecidos no mercado.

Márcia Miranda
Administrator
Acredita que boas ideias precisam ser compartilhadas. Formada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (RJ), iniciou carreira em redação em 1988 e por 24 anos (até 2012) trabalhou em veículos como Jornal O Globo e Agência O Globo, Editora Abril, Jornal O Fluminense, Jornal Metro. Em 2012 iniciou o trabalho como relações públicas e assessora de comunicação, atuando para clientes em áreas variadas, como grandes eventos (TED-x Rio, Réveillon em Copacabana, Jornada Mundial da Juventude, Festival MIMO), showbiz, orquestras, entretenimento e assessorias institucionais como o Instituto Innovare. É empreendedora e, em dezembro de 2021, criou a Simbiose Conteúdo, uma empresa que presta serviços e consultoria em comunicação para associações como Aner, Abral e Abap e divisões internas da TV Globo.