Pesquisa Reuters mostra perfil de leitores que pagam assinaturas de notícias

Pesquisa Reuters mostra perfil de leitores que pagam assinaturas de notícias

29 de setembro de 2023
Última atualização: 3 de outubro de 2023
3min
laptop assinatura online
Márcia Miranda

O Instituto Reuters está divulgando uma análise sobre o perfil dos leitores que pagam assinaturas de notícias. O trabalho tem base nos dados levantados pelo Digital News Report de 2023 e em pesquisas realizadas na Alemanha, Reino Unido e nos Estados Unidos.

De acordo com a análise, a proporção de assinantes ou de pessoas que fazem pelo menos um pagamento para ler notícias online está aumentando. Na última década, o índice subiu de 10% para 17%, na média de 20 países pesquisados. No entanto, a expectativa é que os números estacionem, por conta da recessão econômica.

Outro dado interessante diz respeito à negociação dos valores pagos e da inclinação para realizar os pagamentos. Segundo a pesquisa, o preço parece ser o fator mais importante nessa equação. Entre os fatores que podem estimular as assinaturas estão um pacote mais acessível, a capacidade de compartilhar custos com amigos e familiares ou um pacote mais valioso.

No mercado americano, essas opções atraem 29% dos não pagadores, enquanto na Alemanha e no Reino Unido estimulariam cerca de um quinto dos leitores.

A pesquisa mostra ainda um perfil socioeconômico dos potenciais assinantes e os índices de cancelamento e e renegociação de preços. O trabalho realizado pelos pesquisadores Nic Newman e Craig Robertson, da Universidade de Oxford pode ser visto aqui.

Fique por dentro das novidades da Aner e acompanhe nossos canais para não perder as oportunidades!

Clique e receba gratuitamente nossa newsletter por email, WhatsApp ou Telegram.

Participe e atualize-se!

Se você quer saber em primeira mão dos debates que a Aner promove sobre o mercado editorial, pode participar das Comissões Logística, Digital, Jurídica, Recorrência, Editores Locais e Audiência. Entre em contato com a Aner e torne-se um associado.

Clique aqui para saber como se associar

Além de expor a sua opinião, participar dos debates e unir forças com outros publishers e parceiros de negócios, a Aner possibilita o contato com instituições nacionais e globais, para cursos, palestras, workshops e intercâmbio de informações. Outra vantagem é a participação em atividades de aprimoramento para as equipes em cursos reconhecidos no mercado.

Márcia Miranda
Administrator