Mídia impressa: pesquisa mostra preferências de leitores de 16 países

Mídia impressa: pesquisa mostra preferências de leitores de 16 países

4 de outubro de 2023
Última atualização: 4 de outubro de 2023
4min
Tela mostra capa da pesquisa Two Sides sobre mídia impressa
Márcia Miranda

Fabio Mortara, presidente da Two Sides Brasil e da Two Sides América Latina esteve no Café com Aner de número 71, na terça-feira, dia 3 de outubro, para falar sobre a pesquisa Trend Tracker Survey: o que os consumidores pensam sobre a mídia impressa.

Criada em 2008 na Inglaterra pela Confederação Europeia das Indústrias de Papel (CEPI), a Two Sides trabalha para combater a desinformação sobre os produtos de papel e o greenwashing e promover a comunicação impressa em livros, jornais e revistas, além do uso sustentável do papel em embalagens, destacando a sustentabilidade e reciclabilidade.

Veja alguns highlights da pesquisa sobre papel:

  • O interesse pela leitura impressa no Brasil está em declínio.
  • Os números da pesquisa indicam que o papel é visto como menos ecológico em comparação com o digital.
  • Poucas pessoas reconhecem a sustentabilidade e a reciclabilidade do papel.
  • A confiança na publicidade impressa é maior nos Estados Unidos do que no Brasil e na Europa.
  • A falta de esforço da indústria de comunicação em atrair consumidores de leitura contribui para o declínio da mídia impressa.

“Muitos dos dados apurados com a pesquisa não são favoráveis, mas a gente achou melhor fazer essa divulgação, contar o desafio que a cadeia produtiva tem com relação ao que a gente descobriu”, explicou Fábio, destacando a importância do apoio de todo o segmento que utiliza o papel para combater a desinformação dobre o tema. 

Levantamento sobre mídia impressa foi feito em 16 países, incluindo Brasil

A pesquisa foi realizada pela agência Toluna com 10.250 consumidores em 16 países. Na América Latina, pela primeira vez o Paraguai foi ouvido. No Brasil, foram medidos os hábitos de leitura de mil participantes entre 18 e 65 anos.

Entre os destaques:

  • Só 9% dos brasileiros disseram gostar de receber publicidade impressa catálogos de produtos
  • 64% preferem ler livros impressos a e-books
  • 35% dos brasileiros pesquisados preferem ler revistas impressas,
  • 14% preferem ler jornais impressos

Revistas em papel são mais queridas por americanos e europeus que por brasileiros

Na comparação das preferências do tipo de suporte (impresso ou digital) das revistas entre EUA, Europa e Brasil, o mercado nacional perde.

Veja no gráfico abaixo:

“Esse é um dos slides que mais chama atenção vale a pena a gente refletir. Em relação à preferência por revistas impressas, você tem um certo equilíbrio entre a Europa Estados Unidos, mas o Brasil destoa muitíssimo. E aí cabe pesquisar o que a gente está fazendo para ter essa “despreferência” ou uma preferência muito menor pela revista e jornais impressos”, alerta e recomenda Fabio.

A Trend Tracker Survey também traz dados sobre a confiabilidade das notícias impressas x online e sobre a percepção de risco de hackeamento de informações mantidas eletronicamente. O trabalho completo pode ser encontrado no site da Two Sides.

Clique aqui e baixe a apresentação exibida no Café, um recorte de dados específico para o mercado editorial de notícias, apresentado por Fábio Mortara

Perdeu o Café com Aner?  Clique aqui e assista a íntegra

Quer ficar por dentro das notícias sobre a Aner, do mercado editorial e das novidades sobre tendências em jornalismo? Clique aqui e assine a Newsletter Aner.

Deseja acompanhar e participar dos fóruns internos de discussão sobre Logística, Jurídico, Tributário, Tecnologia e Inovação para empresas jornalísticas? Mande um e-mail para a Aner e torne-se um associado!

Márcia Miranda
Administrator