TikTok sem mistérios: Luciana Alvares e Maíra Carvalho dão dicas!

TikTok sem mistérios: Luciana Alvares e Maíra Carvalho dão dicas!

21 de novembro de 2023
Última atualização: 22 de novembro de 2023
5min
Capa em fundo preto com imagem que remete ao TikTok e tela lateral aparece Luciana Alvares mulher branca de cabelos claros blusa laranja em ambiente de escritório
Márcia Miranda

Na terça-feira, dia 21 de novembro, foi a vez de Maíra Carvalho, diretora de Operações no TikTok Brasil, e Luciana Alvares, gerente de Parcerias, Entretenimento e News do Tik Tok darem dicas sobre como os publishers podem ganhar mais seguidores e reforçarem os laços de engajamento com o público através do aplicativo. As duas vieram ao Café com Aner para um bate-papo exclusivo com os associados e convidados Aner guiado pela diretora-executiva Regina Bucco.

Luciana falou sobre os principais pontos de atenção para os creators e deu dicas de dois links interessantes para saber mais sobre o universo TikTok:

Creator Portal

O link dá informações sobre como descobrir tendências, criadores e comunidades que bombam na rede. Além disso, há tutoriais e ferramentas para criação, adição de efeitos e edições, estratégias de conteúdo, diretrizes de comunidade e segurança, lives e música.

TikTok Creative Center

O link é um centro de cursos, bibliotecas de casos de sucesso, principais, tendências, ideias visuais, de áudio e script. Os cursos estão divididos em módulos que incluem informações categorizadas em níveis de aprendizado: básico, ideação, produção e desenvolvimento.

Especialistas do TikTok responderam perguntas dos participantes

Durante o bate-papo, Luciana e Maíra responderam perguntas dos participantes sobre o TikTok. Veja algumas:

Dá para bombar no TikTok, como publisher, jornalismo, sem alguém da redação aparecer?

Sim, é possível! Porque o importante é criar e trazer temas interessantes que chamem a a tenção do público. Por isso, mesmo que não haja a imagem de alguém da redação, é possível engajar com conteúdo relevante. E isso os publishers sabem muito bem fazer.

Vídeos de banco de imagem, para ilustrar a pauta, diminuem o engajamento?

Não! Não há redução na distribuição da postagem apenas porque ela usa vídeos de bancos de imagem.

O algoritmo prioriza de alguma forma conteúdos que editamos nativamente pelo app ou fizemos upload pelo aplicativo?

Não. Atualmente muitos creators usam o Capcut, um aplicativo de edição de vídeos que tem bastante possibilidades de cortes, efeitos, inserção de músicas… e não há prejuízo algum com isso.

No Brasil a GEO localização de pontos turísticos influencia/prioriza na entrega dentro da plataforma?

Não.

É possível fazermos streaming ao vivo via restream i.O?

Sim. Recomendamos apenas que tenham cuidado para não frustrar o usuário, dizendo que o vídeo é ao vivo enquanto ele, na verdade, é gravado. É preciso ser real e verdadeiro com os seguidores para que não se sintam enganados.

Quais as comunidades mais significativas no TikTok Brasil?

Existem várias… mas algumas das mais relevantes e ativas são:

  • Comunidade booktok – uma das mais movimentadas e queridas, que fala sobre livros.
  • #tiktokmefezassistir, onde os creators dão dicas de filmes, fazem reviews…. há criadores de conteúdo que viralizaram com algumas postagens com essa hashtag, comentando vídeos e séries antigos, e que ajudaram gerações mais jovens a redescobrir clássicos do cinema.
  • Comunidades de moda – Essa lançou vários criadores novos, como a Malu Borges, que começou por brincadeira depois de três vídeos virais já foi até capa da Vogue.
  • Comunidade de criadores negros – É muito significativa. Uma das minhas preferidas é a Fayda Belo, uma criadora advogada que faz parte movimento de moda, com um espaço voltado para inclusão e diversidade.
  • Diversidade – Adamitch fala de moda, alta costura e é um excelente representante da diversidade.
  • Comunidade esportiva – Consome lives sem parar. Neste tema há os instantâneos dos jogos e vários publishers de esportes fazem sucesso, nela.
  • Comunidade de comédia: Inúmeros criadores e muitos deles começaram no TikTok e hoje estão na TV. Um dos melhores é o Isaías
  • Conversa sobre bem-estar – Temos muitos creators que falam sobre saúde mental, bem-estar, equilíbrio… É um tema muito bem recebido no TikTok.

Perdeu o Café com Aner?

Então fique sempre atento às nossas redes sociais e página de eventos para se inscrever e participar dos encontros. No Café com Aner, você tem microfone aberto para enviar as suas dúvidas e bater-papo com os convidados. E é de graça para você e toda a sua equipe, mesmo que não sejam associados à Aner!

Veja aqui quem serão os próximos participantes.

Quer ficar por dentro das notícias sobre a Aner, do mercado editorial e das novidades sobre tendências em jornalismo? Clique aqui e assine a Newsletter Aner.

Deseja acompanhar e participar dos fóruns internos de discussão sobre Logística, Jurídico, Tributário, Tecnologia e Inovação para empresas jornalísticas? Mande um e-mail para a Aner e torne-se um associado!

Márcia Miranda
Administrator
Acredita que boas ideias precisam ser compartilhadas. Formada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (RJ), iniciou carreira em redação em 1988 e por 24 anos (até 2012) trabalhou em veículos como Jornal O Globo e Agência O Globo, Editora Abril, Jornal O Fluminense, Jornal Metro. Em 2012 iniciou o trabalho como relações públicas e assessora de comunicação, atuando para clientes em áreas variadas, como grandes eventos (TED-x Rio, Réveillon em Copacabana, Jornada Mundial da Juventude, Festival MIMO), showbiz, orquestras, entretenimento e assessorias institucionais como o Instituto Innovare. É empreendedora e, em dezembro de 2021, criou a Simbiose Conteúdo, uma empresa que presta serviços e consultoria em comunicação para associações como Aner, Abral e Abap e divisões internas da TV Globo.