AletheaFact.org: Plataforma de combate à desinformação em debate no Café com Aner
O programa Café com Aner da última terça-feira, dia 22 de outubro, recebeu Tamiris Tinti Volcean e Mateus Santos, representantes da AletheaFact.org. A plataforma visa democratizar a checagem de fatos e combater a desinformação no Brasil.
A AletheaFact.org oferece ferramentas para que cidadãos comuns possam checar e monitorar informações, evitando a propagação de notícias falsas. Outro objetivo é criar uma comunidade engajada no ensino e aprendizagem sobre o tema.
“Apesar de existirem muitas iniciativas (de checagem de dados) a maior parte delas ainda está nesse eixo (Rio-SP) e aí fica um pouco complicado. Apesar de essas cidades de grande relevância tratarem de temas do jornalismo nacional, há uma lacuna muito grande entre o que acontece nesses grandes centros e o que acontece no interior do Brasil”, explica Tamiris.
Gostando desse assunto? Então assine a Newsletter Aner pelo WhatsApp, Telegram ou email.
Parceria com universidades públicas para combater a desinformação
A AletheaFact.org trabalha principalmente colaborando para que professores e estudantes de universidades públicas do Norte, Nordeste e Sul tenham acesso às metodologias e ferramentas de checagem. Tamiris cita um exemplo pontual, que ilustra bem a necessidade:
“Durante a pandemia havia uma cidade na Paraíba em que as mulheres deixaram de se vacinar porque na rádio local, o único meio veículo de comunicação, se espalhou-se a notícia de que a vacina de Covid deixava as mulheres inférteis”, explica, exemplificando um case em que a desinformação local não chega até as grandes agências de checagem.
“Verificando o banco de dados de vacinação do próprio SUS, um jornalista percebeu uma queda na vacinação e consultou a Pfizer, que trouxe a informação relevante de que não há nenhum risco de infertilidade Graças a esse combate à desinformação, as mulheres voltaram a se vacinar. Mas esse é um exemplo do que pode ocorrer nos desertos de informação”.
Interessado em ter as ferramentas da Aletheia Fact Checking? Clique aqui e preencha um formulário.
Ferramentas disponíveis para redações com poucos funcionários
Para facilitar a checagem, a AletheaFact.org conta com um conjunto de ferramentas que podem ser disponibilizadas a cidadãos e a pequenas e médias redações. Todas as ferramentas têm como base o open source.
No site aletheiafact.org, a partir da criação de login e senha, os usuários podem baixar as soluções metodológicas, materiais gratuitos e didáticos, como o manual e a linha do tempo de checagem de dados da Aletheia.
“Essa é uma forma para que todo mundo compreenda os processos, os conceitos. De uma forma muito acessível e didática pode-se refazer todo o caminho investigativo, não restringindo (a linguagem) apenas a jargões jornalísticos a práticas e técnicas para o público profissional, mas para todo e qualquer cidadão que se interesse por essa visão crítica do consumo de informação”, explica Tamiris.
Regina Bucco, apresentadora do Café com Aner, elogiou a iniciativa e demonstrou otimismo com o futuro do projeto. “Eu tenho certeza que daqui um ano a gente vai estar conversando de novo e vai estar mostrando toda a evolução desse trabalho que vocês estão fazendo”, afirmou.