FIPP World Media Congress 2025: Aner participa do maior congresso publishing global em Madri

FIPP World Media Congress 2025: Aner participa do maior congresso publishing global em Madri

24 de outubro de 2025
Última atualização: 24 de outubro de 2025
4min
Banner FIPP World Media Congress 2025 Madri Aner Regina Bucco Rafael Soriano Jacqueline Loch Lulu Skantze
Márcia Miranda

A Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner) participa do já tradicional FIPP World Media Congress, que este ano acontece em Madri, na Espanha, e marca o centenário da instituição. O encontro, considerado o maior do segmento publishing global, reúne empresas, profissionais, estudiosos e especialistas em três dias de palestras, debates e muito networking. O presidente da Aner, Rafael Soriano, e a diretora-executiva, Regina Bucco foram até lá conferir as novidades e trazem insights.

Em um ambiente moderno, a diretora Regina Bucco destacou a praticidade do sistema de tradução simultânea. Em vez do tradicionais fones de ouvido, o FIPP World Media Congress optou pela tradução por IA, que vai direto para o celular dos participantes cadastrados. Regina também ficou impressionada com a quantidade e a força das revistas na Espanha.

“As bancas aqui são lotadas de títulos de revistas e os editores daqui querem conhecer e interagir com nosso mercado, querem distribuir no Brasil. A falta de uma logística eficiente é uma dificuldade”, conta.

Este ano, as revistas brasileiras tiveram destaque no evento que marca os 100 anos da FIPP. Diversas capas foram exibidas em vídeos randômicos entre as palestras e debates no evento.

Detalhes do ambiente FIPP World Media Congress em Madri. Imagens: Álbum pessoal Regina Bucco

“O foco principal do evento foi o conceito de ecossistema. O conteúdo e as marcas das revistas estão sempre no centro, mas ficou claro que, para ter sucesso, os editores precisam se entender como parte de um todo”, destacou Rafael Soriano, explicando que eventos, influenciadores (creative economy), redes sociais, licenciamento, clubes de relacionamento, tudo deve ser trabalhado.

Rafael também alertou para a importância da IA como um motor de grandes transformações a que o mercado precisa ficar atento e pronto para integrar aos seus processos:

“Como esperado e óbvio, a inteligência artificial marca presença como a grande revolução, que virá com enormes transformações em pouco espaço de tempo, e a que o mercado precisa estar atento”, disse.

No site da FIPP, você encontra um panorama das principais palestras do FIPP World Media Congress. Clique aqui e veja mais!

Regina Bucco, Lulu Skantze e Rafael Soriano no FIPP World Media Congress 2025. Imagem: Álbum pessoal

Márcia Miranda
Administrator
Acredita que boas ideias precisam ser compartilhadas. Formada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (RJ), iniciou carreira em redação em 1988 e por 24 anos (até 2012) trabalhou em veículos como Jornal O Globo e Agência O Globo, Editora Abril, Jornal O Fluminense, Jornal Metro. Em 2012 iniciou o trabalho como relações públicas e assessora de comunicação, atuando para clientes em áreas variadas, como grandes eventos (TED-x Rio, Réveillon em Copacabana, Jornada Mundial da Juventude, Festival MIMO), showbiz, orquestras, entretenimento e assessorias institucionais como o Instituto Innovare. É empreendedora e, em dezembro de 2021, criou a Simbiose Conteúdo, uma empresa que presta serviços e consultoria em comunicação para associações como Aner, Abral e Abap e divisões internas da TV Globo.