Aner leva estudantes de jornalismo para visita à sede do TSE

Aner leva estudantes de jornalismo para visita à sede do TSE

10 de outubro de 2024
Última atualização: 10 de outubro de 2024
3min
No Centro de Divulgação das Eleições, Regina Bucco, Julio Mosquera e Natália Lambert aparecem em foto em palco com ele vestido de terno cinza e falando ao microfone.
Visita dos estudantes de jornalismo à sede do TSE, em Brasília, com o jornalista Julio Mosquéra e a secretária Natáia Lambert. Foto: Lucas Cândia/Secom/TSE
Márcia Miranda

Mais de 80 estudantes de Jornalismo e de Relações Internacionais visitaram a sede do TSE e foram recebidos pela ministra Cármen Lúcia, presidente da Casa, na noite da terça-feira, dia 8 de outubro. A ação foi promovida pela Secretaria de Comunicação e Multimídia (Secom) do TSE, em parceria com a Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner), representada pela diretora-executiva, Regina Bucco.

A ideia foi abrir as portas do Tribunal para que os graduandos conhecessem de perto os trabalhos da mais alta Corte Eleitoral do país, o sistema eletrônico de votação e as atividades realizadas pela Secom durante as Eleições 2024. A ministra Cármen Lúcia ressaltou a importância da imprensa no combate à desinformação.

De acordo com Regina, a visita mostra, na prática, o profissionalismo e a importância do trabalho realizado pelo Tribunal no combate à desinformação. “A aproximação entre o TSE e os futuros jornalistas é essencial para que eles compreendam a complexidade das eleições no Brasil”.

“A luz da informação pode acabar com a sombra do desconhecimento. A imprensa nos oferece informes verdadeiros, devidamente apurados com responsabilidade em um contexto em que há mentiras digitais sendo veiculadas, gerando uma sociedade conflituosa e uma desagregação social extremamente perigosa”.

Ministra Cármen Lúcia

Confira as fotos da visita

Estudantes participaram de visita guiada e apresentação da secretária de Comunicação e Multimídia do TSE

Durante a visita, guiada pelo chefe da Seção de Museu (Semus), Renato Carvalho, os estudantes dos Centros Universitários da UDF e do IESB e da Universidade Católica de Brasília assistiram ao início da sessão plenária e conheceram o Museu do Voto, onde aprenderam sobre a segurança e a acessibilidade das urnas, bem como sobre a história da Justiça Eleitoral.

Em seguida, os graduandos visitaram o Centro de Divulgação das Eleições (CDE) 2024 do TSE. No espaço, conversaram com o repórter da Rede Globo Júlio Mosquera, que falou sobre as formas de se lidar com o bombardeio de mensagens falsas na atualidade.  

Os estudantes também assistiram à apresentação da secretária de Comunicação e Multimídia do TSE, Natália Lambert. Ao lado das coordenadoras de Imprensa, Tatiana Cochlar; de Audiovisual, Flávia Ribas; e de Mídias e Web, Juliana Freitas; ela falou sobre a rotina de trabalho em comunicação dentro da Justiça Eleitoral, as tarefas desempenhadas e os desafios enfrentados, especialmente durante o processo eleitoral.

Compartilhe conhecimento. Faça parte da Aner

Experiência enriquecedora para os estudantes

Alguns universitários já conheciam o Tribunal. Luísa Gomes, aluna do 4º semestre de Publicidade da UDF, visitou o TSE quando era estudante do ensino médio e quis repetir a experiência. “Achei muito interessante a fala da ministra para conscientizar os estudantes sobre essa realidade das fake news”, comentou.

“O evento foi muito enriquecedor. Eu trabalho na Câmara Municipal do Novo Gama e foi uma ótima oportunidade de me aprofundar nessa área política. Eu sigo o TSE nas redes sociais e achei a estrutura do CDE incrível”, afirmou Clariane Rodrigues, estudante do 2º semestre de Jornalismo da Universidade Católica.

A segunda edição do evento está marcada para o dia 29 de outubro.

*Com informações da Secretaria de Comunicação e Multimídia do TSE

Márcia Miranda
Administrator
Acredita que boas ideias precisam ser compartilhadas. Formada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (RJ), iniciou carreira em redação em 1988 e por 24 anos (até 2012) trabalhou em veículos como Jornal O Globo e Agência O Globo, Editora Abril, Jornal O Fluminense, Jornal Metro. Em 2012 iniciou o trabalho como relações públicas e assessora de comunicação, atuando para clientes em áreas variadas, como grandes eventos (TED-x Rio, Réveillon em Copacabana, Jornada Mundial da Juventude, Festival MIMO), showbiz, orquestras, entretenimento e assessorias institucionais como o Instituto Innovare. É empreendedora e, em dezembro de 2021, criou a Simbiose Conteúdo, uma empresa que presta serviços e consultoria em comunicação para associações como Aner, Abral e Abap e divisões internas da TV Globo.