Atendendo a convite da Aner, ministra Cármen Lúcia participa do Alright Summit

Atendendo a convite da Aner, ministra Cármen Lúcia participa do Alright Summit

22 de agosto de 2024
Última atualização: 22 de agosto de 2024
6min
Regina Bucco em primeiro plano, Cármen Lúcia e a jornalista Maria Luiza Borges chegando ao Alrigt Summit
Regina Bucco (em primeiro plano), a ministra Cármen Lúcia e a jornalista Maria Luiza Borges chegando ao Alrigt Summit. Imagens: Divulgação/Alright
Márcia Miranda

No dia 21 de agosto, a diretora-executiva da Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner), Regina Bucco participou do Alright Summit. O evento foi realizado de forma híbrida, com transmissões ao vivo pelo canal da Alright no YouTube e presencial, no Sesi Lab, em Brasília-DF, para impulsionar veículos jornalísticos e a mídia regional no combate aos desertos de notícias.

O Summit contou com a participação de mais de 30 especialistas e líderes do setor. A convite de Regina Bucco, a ministra e presidente do TSE, Carmén Lúcia, participou da palestra “A mentira destrói seu voto”.

Vale lembrar que a Aner e mais 12 instituições de comunicação criaram em parceria com o TSE a campanha “Jornalismo é confiável, fala nossa língua, protege da desinformação e fortalece a democracia”, que usa a linguagem regional para engajar as eleitoras e os eleitores contra a desinformação.

A parceria ainda rendeu dois playbooks desenvolvidos pela Aner e pela Secretaria de Comunicação do TSE (Secom/TSE) com informações sobre a instituição e o processo eleitoral. Um deles tem como público-alvo as eleitoras e os eleitores, enquanto o outro é destinado aos jornalistas.

Pausa para uma conversa com crianças

Regina Bucco, de pé, observa a ministra Cármen Lúcia interagindo com as crianças na entrada do Alright Summit

Ao chegar, a ministra não resistiu ao grupo de crianças que participava de um passeio ao Sesi Lab, em Brasília e parou para conversar e convidar para uma visita ao TSE.

“Eu queria que vocês fossem lá onde eu trabalho. Sabe por quê? Porque daqui a alguns dias, seu pai, sua mãe vão ter que escolher quem vai governar até vocês serem grandes e vocês vão conhecer onde é que eles votam. Um dia vocês vão lá? Eu vou esperar!”, disse.

Alright Summit abordou modelos de negócios e temas sobre o futuro da informação

Entidades de representação nacional do setor de imprensa como Associação de Jornalismo Digital (Ajor), Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor), Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner), Associação Nacional de Jornais, Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Instituto Vladimir Herzog, Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Associação Brasileira de Imprensa, COAR Notícias e Rede Nacional de Combate à Desinformação (RNCD) apoiaram o evento.

Instituições regionais também foram parceiras como Sindijori de Minas Gerais, Aerp Paraná, Adjori de Santa Catarina, Adjori do Paraná, ACI, APJ, ADI Paraná, ABI Bahia, AIP de Pernambuco, Acaert, ADI do Rio Grande do Sul, Agi de Goiás e os portais Coletiva.net e Acontecendo Aqui.

A abertura do evento, durante a tarde, contou com uma palestra da ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com o título “A mentira destrói seu voto”. A palestra reforçou a importância de um jornalismo confiável e a necessidade de combater a desinformação para fortalecer a democracia, alinhando-se ao lema da campanha do TSE e outras 12 associações de jornalismo: “Jornalismo é confiável, fala nossa língua, protege da desinformação e fortalece a democracia”.

Compartilhe conhecimento! Faça parte da Aner!

‘Jornalismo de comunidade é o futuro’, diz Regina Bucco

No Alright Summit, Regina Bucco participou de painéis e palestras, onde especialistas e autoridades discutiram temas essenciais como o combate à desinformação, inovação nos modelos de negócio e as principais tendências tecnológicas que estão moldando o futuro do jornalismo.

“O jornalismo de comunidade é o futuro. É preciso trabalhar muito nele. Acredito que ele seja o futuro pelo tamanho do Brasil. A campanha ‘A mentira destrói seu voto’, criada agora, usou linguagens regionais. E precisa ser assim, porque cada região fala de um jeito”, afirmou.

Domingos Secco, CEO e fundador da Alright, falou sobre a missão da Alright em transformar a mídia regional. Ele agradeceu a todas as lideranças de veículos de notícias regionais que atravessaram o país para esse importante movimento, além de toda a audiência que acompanhou o evento online. 

“O mercado de mídia é muito concentrado em grandes anunciantes e plataformas. Esse mercado muitas vezes invisível não é atendido adequadamente. Nosso objetivo é auxiliar esses pequenos veículos e criar uma rede com capilaridade em todo o país,” afirmou Secco. 

Márcia Miranda
Administrator
Acredita que boas ideias precisam ser compartilhadas. Formada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (RJ), iniciou carreira em redação em 1988 e por 24 anos (até 2012) trabalhou em veículos como Jornal O Globo e Agência O Globo, Editora Abril, Jornal O Fluminense, Jornal Metro. Em 2012 iniciou o trabalho como relações públicas e assessora de comunicação, atuando para clientes em áreas variadas, como grandes eventos (TED-x Rio, Réveillon em Copacabana, Jornada Mundial da Juventude, Festival MIMO), showbiz, orquestras, entretenimento e assessorias institucionais como o Instituto Innovare. É empreendedora e, em dezembro de 2021, criou a Simbiose Conteúdo, uma empresa que presta serviços e consultoria em comunicação para associações como Aner, Abral e Abap e divisões internas da TV Globo.