Lulu Skantze: inteligência artificial foi uma das estrelas do FIPP World Media 2024
Olá, eu sou Lulu Skantze e recebi um convite superespecial da Regina Bucco durante a FIPP 2024, em Cascais. Eu sou sócia fundadora da revista inglesa Storytime, uma revista infantil de histórias que, além da edição impressa em cinco países, incluindo Reino Unido e China, também oferece audiobooks e versões digitais da revista e das atividades.
Conhecer a Regina e trocar figurinhas sobre o que está rolando no mercado editorial aí no Brasil e o que rola aqui nos deu essa ideia: que tal trazer essas informações e compartilhar na Newsletter Aner?
Participo de várias associações e grupos na Inglaterra e em Amsterdã, onde moro agora, e estive na FIPP com o International Magazine Centre.
Trata-se de uma associação britânica para editoras independentes e revistas indies. Desde que foi criado, ele tornou o mercado e os eventos muito mais inclusivos e expôs a diversidade de conteúdo que tem rolado no Reino Unido.
Mas isso é história para outra newsletter! Hoje vamos falar da FIPP!
FIPP World Media 2024: networking intenso
O Fipp World Media 2024 é um dos mais exclusivos eventos do circuito editorial, porque visa a promover o networking, a troca de experiências entre editoras do mundo todo e um insight nas tendências e tópicos atuais. É sempre uma experiência intensa, pois são dois dias e dois palcos sempre em atividade, com palestras e painéis. Mas tudo isso de maneira intimista, então dá pra conversar bastante.
Gostando desse tema? Então assine a Newsletter Aner! Nela você encontra curadoria de matérias e informações fresquinhas sobre o mercado editorial direto em seu email, WhatsApp ou Telegram,! Clique e assine gratuitamente!
Este ano o tema foi IA… e isso já era de se esperar. Como disse o apresentador na FIPP, a disputa de quem aparece mais em citações na internet está entre Taylor Swift e Inteligência Artificial…rs
Os temas mais citados e perguntas mais frequentes foram:
– Regulamentação da IA, o que está dando certo e o que está dando errado
– Como monetizar com essas mudanças e as novas oportunidades
– Qual ameaça da IA para os criativos.
Juan Señor e o cookieapocalypse
Para mim, uma das palestras mais informativas foi a do Juan Señor, presidente da Innovation Media Consulting no Reino Unido, que apresentou os dados do World Media Report 2024-2025 publicados para o evento. O material, feito para o Fipp World Media 2024, está disponível para download pago aqui. Ao todo, são mais de 120 páginas de conteúdo.
Achei muito interessante ele ter abordado o “cookiepocalypse” e a perda da propaganda digital e de toda a informação que permitia a personalização dos anúncios.
Achei otimista a sugestão de que isso fará o controle dos dados passar das plataformas para as editoras, que, por sua vez, poderão ter muito mais controle e serem mais efetivas nos seus targets de anúncios.
E, ainda melhor, muitos dos dados serão gerados por conteúdo (eventos, newsletters, assinaturas), o que pode fazer o setor crescer, aumentando o poder dos criadores (ao invés das plataformas). A Folha de São Paulo aparece como case study na página 61.
Seguindo nessa linha, ele também expandiu para o business model ideal de cada tipo de publicação, lembrando que a diversificação é necessária para qualquer mídia sobreviver, hoje. Usando o gráfico de 1/3: deve ser 1/3 anúncios, 1/3 vendas e o outro 1/3 diversificação – seja educacional, eventos, licenciamento etc. Tem muito conteúdo nesse report – mas é um ótimo resumo de tudo que foi discutido.
Por hoje, ficamos por aqui. No nosso próximo encontro trarei mais destaques desse evento sensacional de Cascais!
Até breve!