Projor e Google lançam o Codesinfo, um fundo de inovação de até R$ 100 mil contra a desinformação

Projor e Google lançam o Codesinfo, um fundo de inovação de até R$ 100 mil contra a desinformação

6 de dezembro de 2023
Última atualização: 6 de dezembro de 2023
3min
Card em fundo roxo e preto mostra os logos do fundo de Inovação Codesinfo em branco e o do Projor e Google News Initiative GNI
O Codesinfo é o fundo de inovação lançado pelo Projor com o apoio do Google
Márcia Miranda

Com apoio da Google News Initiative (GNI), o Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor) está lançando o Codesinfo, um fundo de inovação contra a desinformação online. O programa pretende incentivar e viabilizar, dentro das empresas jornalísticas, o desenvolvimento de soluções inovadoras contra a desinformação online no Brasil. Os projetos selecionados terão direito a mentoria e a um apoio financeiro de até R$100 mil.

As inscrições poderão ser feitas até 29 de janeiro por veículos jornalísticos legalmente constituídos, com sede no Brasil e listados no Atlas da Notícia, o censo do Projor que mapeia a presença do jornalismo local no Brasil. Os veículos poderão participar do fundo de inovação individualmente ou em colaboração com outras organizações jornalísticas, coletivos de jornalistas, desenvolvedores e pesquisadores.

“Queremos incentivar o compartilhamento de resultados com a comunidade de jornalistas, pesquisadores da comunicação e organizações de notícias de modo a promover um ambiente de maior colaboração e diversidade de modelos de combate à desinformação no país”, explicou Sérgio Lüdtke, presidente do Projor.

Para Marco Túlio Pires, Líder do Google News Lab no Brasil, é necessário enfrentar a desinformação de forma multissetorial “o combate à desinformação online precisa ser enfrentado com a união de esforços entre empresas de tecnologia, terceiro setor, governos e as empresas jornalísticas. O Codesinfo dá mais um passo nessa direção, estimulando a troca de conhecimento e o fortalecimento do ecossistema brasileiro de informações online”.

Inscrições para o fundo de inovação do Projor já estão abertas

As inscrições para participar do Fundo de Inovação do Projor já estão abertas e podem ser feitas até 29 de janeiro de 2024 pelo site do Codesinfo. Na inscrição, os veículos devem descrever seu projeto, informar como ele irá contribuir para o enfrentamento da desinformação online no Brasil, apresentar um cronograma de execução em sete meses, um orçamento básico para o projeto e um um plano de compartilhamento dos resultados do projeto com o ecossistema jornalístico do Brasil.

Os projetos contemplados terão acesso a mentores especializados e poderão receber apoio
financeiro de até R$100 mil. As informações completas e o regulamento sobre o fundo de inovação estão aqui.

Participe e atualize-se!

Se você quer saber em primeira mão dos debates que a Aner promove sobre o mercado editorial, junte-se a nós! Participe das Comissões Logística, Digital, Jurídica, Recorrência, Editores Locais e Audiência. Entre em contato com a Aner e torne-se um associado.

Clique aqui para saber como se associar

Queremos ouvir a sua opinião. Participe dos debates e una-se a outros publishers e parceiros de negócios, com instituições nacionais e globais. São cursos, palestras, workshops e intercâmbio de informações. Além disso, há a participação em atividades de aprimoramento para as equipes em cursos reconhecidos no mercado.

Márcia Miranda
Administrator
Acredita que boas ideias precisam ser compartilhadas. Formada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (RJ), iniciou carreira em redação em 1988 e por 24 anos (até 2012) trabalhou em veículos como Jornal O Globo e Agência O Globo, Editora Abril, Jornal O Fluminense, Jornal Metro. Em 2012 iniciou o trabalho como relações públicas e assessora de comunicação, atuando para clientes em áreas variadas, como grandes eventos (TED-x Rio, Réveillon em Copacabana, Jornada Mundial da Juventude, Festival MIMO), showbiz, orquestras, entretenimento e assessorias institucionais como o Instituto Innovare. É empreendedora e, em dezembro de 2021, criou a Simbiose Conteúdo, uma empresa que presta serviços e consultoria em comunicação para associações como Aner, Abral e Abap e divisões internas da TV Globo.