Acelerando Negócios Digitais: Trilha Executiva vai começar esta semana
12 de abril de 2023
Começa nesta quinta-feira, dia 13 de abril, às 15h, a trilha executiva, sequência de webinars com os executivos de empresas de comunicação que se inscreveram no treinamento exclusivo do programa Acelerando Negócios Digitais. O primeiro encontro será sobre o tema “Compreendendo a transformação digital e o novo cenário de negócios da mídia”, com os instrutores Anita Zielina e Jeff Jarvis.
O Acelerando Negócios Digitais é um programa realizado pelo International Center for Journalists (ICFJ) com o apoio da Meta e parceria com associações brasileiras de jornalismo, como Aner, ANJ, Abert, Ajor, ABMD e Abraji.
As aulas da trilha executiva serão sempre às quintas-feiras, com duas horas de duração, a partir das 15h (de Brasília), sempre com interpretação em português. Após algumas das aulas, os executivos também terão acesso a um estudo de caso gravado em vídeo por especialistas, que vai abordar o tema discutido na prática. Os estudos de caso estarão disponíveis para assistir sob demanda, a qualquer hora.
Os inscritos terão, ainda, direito a uma reflexão e discussão em pequenos grupos, coordenados pelos moderadores brasileiros, para debater o tema da semana, de acordo com a realidade de cada veículo.
As sessões da trilha executiva acontecem via Zoom com tradução simultânea ou legendas em português. As palestras online para especialistas e profissionais que atuam em empresas de mídia ou de maneira independente, continuarão acontecendo normalmente até o dia 16 de maio, todas às terças-feiras , às 15h.
O link para acesso chegará aos inscritos por email. Como o tempo é limitado o ICFJ recomenda o foco exclusivo nas atividades.
“Nosso tempo junto é limitado, portanto, resista ao impulso de verificar seu telefone e e-mail durante a aula e se esforce para manter a atenção e demonstrar respeito e solidariedade nas discussões”, informa o material de divulgação.
Trilha executiva vai durar seis semanas
Ao longo de seis semanas, serão abordados vários aspectos do jornalismo digital moderno, incluindo abordagens, técnicas e ferramentas, comentados por especialistas da Escola de Pós-Graduação em Jornalismo Craig Newmark.
Entre os objetivos da trilha executiva estão:
- Entender as forças de mercado que impactam os modelos de negócios do jornalismo agora e no futuro próximo
- Aprender a desenvolver modelos de receita, planos de negócios e estratégias de crescimento para esta nova realidade
- Estar preparado para promover uma visão baseada em dados e centrada no público dentro da redação
- Obter uma compreensão de como construir e executar uma estratégia de produto
- Tornar-se mais eficaz na condução de mudanças e no gerenciamento da transformação
- Construir relacionamentos duradouros com seu grupo e orientar suas equipes durante a fase de projeto/concessão do programa
Veja a grade de aulas
Conheça os instrutores da trilha executiva
Jeff Jarvis
Jeff Jarvis é autor, pensador internacional e professor de inovação jornalística na Escola de Pós-Graduação em Jornalismo Craig Newmark (CUNY). Anteriormente, foi presidente da Advance.net, a divisão online da Advance Publications, que inclui revistas e jornais da Condé Nast em toda a América e o criador e editor-gerente fundador da Entertainment Weekly.
Cynthia King Vance
Cynthia King Vance é professora de administração de empresas no Hunter College em Nova York e ex-CEO interina da New York Public Radio Inc. Anteriormente, ela foi empreendedora residente no Harvard Innovation Labs e consultora da McKinsey & Co. Ela possui MBA pela Harvard Business School.
Yasmin Namini
Yasmin Namini é consultora de mídia digital especializada em transformação digital e estratégias de monetização. Anteriormente, ela foi diretora de consumo e vice-presidente sênior de marketing e circulação do The New York Times e diretora de atendimento ao cliente do Boston Globe. Yasmin é palestrante e apresentadora global.
Ernest Kung
Ernest Kung é gerente de produto da iniciativa Local News AI da Associated Press, onde pesquisa aplicações práticas para inteligência artificial em redações locais. Anteriormente, ele foi produtor de jornalismo de uma emissora local em Los Angeles, de propriedade da Paramount, trabalhando também com as afiliadas da CBS em San Diego e Portland, Oregon. Ele tem um mestrado em Sistemas de Informações de Administração da Universidade de Canterbury, onde se concentrou em Inteligência Artificial em Jornalismo.
Anita Zielina
Anita Zielina é CEO da consultoria Better Leaders Lab, com sede na Áustria. Anteriormente, foi diretora de liderança e inovação na Escola de Jornalismo Newmark (CUNY) em Nova York, onde coordenou programas de educação executiva e liderança. Antes disso, ela foi executiva sênior do grupo NZZ Media (Suíça), Stern (Alemanha) e Der Standard (Áustria), entre outros. Ela é ex-bolsista da JSK Stanford, ex-aluna do Oxford Reuters Institute e é formada em Direito pela Universidade de Viena, além de possuir um MBA Executivo pelo INSEAD.
Elite Truong
Elite Truong é vice-presidente de estratégia de produtos da American Press Institute (API). Anteriormente, ela foi diretora de iniciativas estratégicas do The Washington Post, onde liderou a equipe de P&D da redação para criar projetos e produtos impulsionados por tecnologias emergentes, incluindo inteligência artificial. Ela atua como secretária do conselho da News Product Alliance.
Conheça os moderadores
Maria Luiza Borges
Maria Luiza Borges é Diretora de Estratégias Digitais do Jornal do Commercio em Recife, Brasil, onde é responsável pelos conteúdos e estratégias digitais para marcas como NE10, TV Jornal, Rádio Jornal e JC. Anteriormente, foi repórter e editora de economia, quotidiano, ciência e ambiente, e comentadora de política e economia na Rádio Jornal.
Luciana Cardoso
Luciana Cardoso é head de produto Bandplay da Vibra Digital, com sede em São Paulo. Anteriormente, ela foi gerente de produto sênior da Quartz, uma publicação americana de negócios on-line, onde aumentou o número de leitores do boletim diário e criou o primeiro podcast da empresa. Antes disso, ela era a principal responsável por produtos no Estadão, onde era encarregada de entender as necessidades dos leitores, desenvolver produtos para resolver seus problemas, e acompanhar as tendências do mercado. Antes de ingressar no jornalismo, ela iniciou sua carreira na IBM. Ela é a vice-presidente do conselho da News Product Alliance.
André Furlanetto
André Furlanetto é diretor executivo de estratégia digital do Estado, em São Paulo. Ele é um executivo de publicidade de longa data com grandes agências no Brasil e trabalhando com uma miríade de clientes nacionais, internacionais e globais. Andre fez a transição para o jornalismo há cerca de 12 anos para liderar programas de transformação digital, abrangendo tecnologia, análise, produto, publicidade, assinaturas digitais e design.
Guilherme Ravache
Guilherme Ravache é empreendedor, consultor de marketing digital e jornalista. Ele publica regularmente artigos sobre tecnologia, inovação e mídia no Brasil no UOL, MIT Technology Review Brasil, TV Cultura, Notícias da TV, StartSe, Jornal do Commercio (JC) e Doutor Jairo Bouer. Anteriormente, foi Diretor de Conteúdo Digital da Editora Caras (Grupo Perfil), a maior revista de celebridades da América Latina. Atuou na área de Relações Públicas como Diretor de Contas da Ideal H+K Strategies trabalhando para clientes como 3M, GE, Goodyear, Thyssenkrupp e Volkswagen. No início da carreira, trabalhou na Folha de S.Paulo, Revista Época e no jornal Agora S.Paulo.
Descrição das matérias
13 de abril – Compreendendo a transformação digital e o novo cenário de negócios da mídia
Instrutores: Anita Zielina e Jeff Jarvis
Ementa: Como navegar a disrupção do setor por meio da compreensão de novos modelos de negócios nas áreas do jornalismo e comunicações, identificando e capitalizando novas oportunidades estratégicas nesta nova realidade digital
Estudo de caso: Visão geral da pesquisa do Reuters Institute sobre o estado do jornalismo internacional, com o Dr. Kirsten Eddy. Vídeo com 1 hora de duração, gravado, com legendas em português
Grupos de discussão moderada com o tema “Sua estratégia de crescimento”.
20 de abril – Como priorizar as necessidades da audiência
Instrutor: Elite Truong
Ementa: Liderar uma redação centrada no público por meio da comunicação do funil do público, promovendo táticas para construir e ampliar todos os níveis do funil e destacar os benefícios do envolvimento do público para jornalistas e funcionários.
Grupos de discussão moderada com o tema: “Seu funil de audiência”.
27 de abril – Construindo uma cultura de dados
Instrutor: Maite Fernandez Simon
Ementa: Construir e comunicar uma cultura de dados na redação por meio da compreensão dos dados do cliente e da tomada de decisões orientadas por dados, identificando sua métrica de sucesso North Star e definindo KPIs.
Estudo de caso: Construindo e desenvolvendo um programa de assinaturas no The New York Times, com Yasmin Namini. Vídeo com 1 hora de gravação, com legendas em português.
Grupos de discussão moderada com o tema: “Sua métrica North Star e KPIs”
4 de maio – Gestão de um negócio sustentável
Instrutor: Tim Griggs
Ementa: Definir e comunicar uma estratégia de negócios e metas de sustentabilidade, usando ferramentas como Business Model Canvas, OKRs, SMART Goals, técnicas de construção de marca e exploração do mix de receitas.
Estudo de caso: Os fundamentos da solução de problemas empresariais e empresariais, com Cynthia King Vance. Vídeo com 1 hora de gravação, com legendas em português.
Grupos de discussão moderada com o tema: Suas metas SMART
11 de maio – Inovando através do pensamento de produto
Instrutora: Luciana Cardoso
Ementa: Como navegar a disrupção da indústria por meio do pensamento de produto, criando e executando uma estratégia de produto que inclui pesquisa de público e construindo uma cultura de teste e aprendizado, como um caminho para inovação e sustentabilidade.
Estudo de caso: Desenvolvimento de produto na CNN, com Upasna Gautam
18 de maio – Preparando-se para o futuro por meio da tecnologia e da mudança
Instrutores: Sam Guzik and Ernest Kung
Ementa: Entenda as práticas recomendadas em inovação e gerenciamento de mudanças para uma transição digital bem-sucedida, incluindo o gerenciamento de equipes interdisciplinares e diversificadas para inovação máxima e preparação para tecnologias e tendências futuras (RV, IA etc.).
Grupos de discussão moderada com o tema: Seus próximos 100 dias
Participe e atualize-se!
Se você quer saber em primeira mão dos debates que a Aner promove sobre o mercado editorial, pode participar das Comissões Logística, Digital, Jurídica, Recorrência, Editores Locais e Audiência. Entre em contato com a Aner e torne-se um associado.
Clique aqui para saber como se associar
Além de expor a sua opinião, participar dos debates e unir forças com outros publishers e parceiros de negócios, a Aner possibilita o contato com instituições nacionais e globais, para cursos, palestras, workshops e intercâmbio de informações. Outra vantagem é a participação em atividades de aprimoramento para as equipes em cursos reconhecidos no mercado, como o Insper e a ComSchool.
Acompanhe nossas redes sociais para ficar em dia com as novidades e assine a nossa newsletter. Clique aqui e saiba como.
Texto: Márcia Miranda – Simbiose Conteúdo.