Oportunidades para jornalistas e publishers em 2023

Oportunidades para jornalistas e publishers em 2023

17 de fevereiro de 2023
Última atualização: 17 de agosto de 2023
0min
Márcia Miranda

17 de fevereiro de 2023

Arte mostra mesa com computador e objetos de estudo com oportunidades para jornalistas
Conheça as oportunidades oferecidas pela Aner e por instituições reconhecidas para publishers e jornalistas. Imagem: @Freepik

Neste início de ano o mercado editorial está fervilhando de oportunidades para quem quer dar um up na vida profissional e nos negócios das empresas de comunicação. E nós, da Aner, não poderíamos perder a chance de trazer para os associados boas oportunidades de inovação.

Foram reuniões, encontros e planejamentos com instituições nacionais e internacionais, articulando webinars, treinamentos, investimentos, eventos e agora chegou a hora de os associados aproveitarem tudo isso!

Fechamos parcerias com instituições internacionais e nacionais e trouxemos programas de aprimoramento com o International Center for Journalists (ICFJ), Meta, Google e com editoras, como a Robecca, e empresas líderes de mercado, como a Conquist, para trazer vantagens aos nossos associados.

Mas como a Aner não para de procurar novidades, listamos nesta matéria outros cursos a que jornalistas e publishers devem ficar atentos. Anote as datas para não perder as oportunidades!

Acelerando Negócios Digitais  (ICFJ, Meta, Aner e associações de jornalismo)

Inscrições somente até 26 de fevereiro

A nova edição do programa campeão, que levou insights, mentoria exclusiva e verbas para realizar os sonhos de publishers em todo o Brasil está de volta em 2023! Dessa vez, com foco em desenvolvimento dos negócios digitais. O treinamento nesta edição será para as equipes que colocam a mão na massa e para os CEOs e demais diretores em posição decisória nas empresas. O Acelerando Negócios Digitais é um programa do ICFJ com apoio da Meta e parceria com associações de jornalismo, como a Aner e a ANJ.

Dessa vez, para concorrer à mentoria exclusiva e ao fundo de financiamento de projetos no valor de US$15 mil, é necessário que tanto os especialistas (jornalistas, editores, publicitários etc.) quanto os líderes (gerentes, diretores, CEOs) participem de pelo menos 75% das palestras iniciais, que começam já no próximo mês de março.

Não há limite de inscritos por empresa.

Instituições públicas de comunicação também podem participar do treinamento, mas não podem concorrer ao fundo de financiamento de projetos.

Inscreva-se aqui.

Programa de Aprimoramento Digital (Google, Aner e ANJ)

Um calendário que começa no dia 1º. de março e segue até o dezembro, com 10 palestras de especialistas do Google que vão apresentar ferramentas e melhores práticas em temas como receita de leitores, receita de publicidade, gerenciamento de dados e produtos.

Os participantes com presença mínima em 7 sessões receberão um certificado emitido pela Google News Initiative e associações parceiras. Saiba mais aqui.

Livro Branding Publishing e a Transição Midiática

A Aner e a Editora Robecca oferecem um desconto de 10% (para compra avulsa) ou 20% (para compra em lote) exclusivo para associados. O livro ‘Branding Publishing e Transição Midiática’, de Paulo Henrique Ferreira faz uma análise das mudanças no mercado editorial e da derrocada dos antigos moldes da Sociedade do Espetáculo, substituída pela Sociedade da Informação. O livro também traz um passo a passo sobre como os publishers devem se organizar para criação do negócio de branding publishing.

Para conseguir o código promocional que dá o desconto, curta nossa página no Instagram e mande um Direct pra gente, contando a que empresa associada você pertence. Mas corra, porque a promoção vai só até 31 de março.

Leia a entrevista com PH sobre o livro aqui.

Customer Summit Brasil Portugal 2023

O evento une Brasil e Portugal para debater a experiência do consumidor, assunto cada vez mais evidente no relacionamento entre publishers e seu público. Os associados têm a oportunidade de participar gratuitamente deste evento, nos dias 8, 9 e 10 de março, em encontros online que vão reunir representantes de empresas como Inbev, Fnac, Loft, Azul Linhas Aéreas, Microsoft, Nubank e Universidade do Porto.

Inscreva-se gratuitamente aqui

Gestão de produtos jornalísticos: Como adotar o ‘product thinking’ na sua redação

Este curso do Knight Center é gratuito, totalmente em português e conduzido pela diretora de produtos do Jota, Paty Gomes. As aulas podem ser assistidas on demand. Para isso basta apenas se inscrever na página de cursos do Knight Center. Entre os temas abordados, os desafios de usar a mentalidade de produto no jornalismo, como aplicar uma visão de produto aos produtos existentes e como avaliar o desempenho destes produtos e adoção de uma visão de produto para novos produtos. As inscrições estão abertas e a primeira aula já está no ar. Veja mais aqui.

Sugestões para a programação do 18º Congresso da Abraji

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) está recebendo sugestões para a programação do maior encontro de jornalistas do país, o Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo. Por meio deste formulário on-line, os interessados podem compartilhar ideias de palestras, cursos, oficinas, palestrantes e moderadores(as) para a 18ª edição do evento, a ser realizada entre os dias 29.jun.2023 e 2.jul.2023 (de quinta-feira a domingo), em São Paulo.

24º Simpósio Internacional de Jornalismo Online (ISOJ)

O Centro Knight para o Jornalismo nas Américas está com inscrições abertas para o 24º Simpósio Internacional de Jornalismo Online (ISOJ), que acontecerá nos dias 14 e 15 de abril na Universidade do Texas, com transmissão ao vivo pelo YouTube. Anualmente, o ISOJ reúne jornalistas, executivos de mídia, professores e estudantes de jornalismo de todo o mundo para discutir o presente e o futuro do jornalismo online. Veja como se inscrever aqui.

Programa Jogo Limpo 2.0

Em 2023, dando continuidade à parceria com o YouTube Brasil, o ICFJ lançou a segunda edição do programa, o Jogo Limpo 2.0. Por meio desta iniciativa, o ICFJ busca promover métodos e modelos de promoção de conteúdo factual que façam frente à disseminação e o impacto das informações falsas. Podem se inscrever projetos focados no combate à desinformação nas áreas de produção de conteúdo, desenvolvimento tecnológico ou alfabetização midiática.  O selecionados receberão até US$13.750 por projeto, cinco meses de mentoria e a oportunidade de divulgar sua iniciativa com o apoio do ICFJ e do YouTube Brasil. Inscrições até o dia 12 de março aqui.

Participe e atualize-se!

Se você quer saber em primeira mão dos debates que a Aner promove sobre o mercado editorial, pode participar das Comissões Logística, Digital, Jurídica, Recorrência, Editores Locais e Audiência. Entre em contato com a Aner e torne-se um associado.

Clique aqui para saber como se associar

Além de expor a sua opinião, participar dos debates e unir forças com outros publishers e parceiros de negócios, a Aner possibilita o contato com instituições nacionais e globais, para cursos, palestras, workshops e intercâmbio de informações. Outra vantagem é a participação em atividades de aprimoramento para as equipes em cursos reconhecidos no mercado, como o Insper e a ComSchool.

Acompanhe nossas redes sociais para ficar em dia com as novidades e assine a nossa newsletter. Clique aqui e saiba como.

Texto: Márcia Miranda – Simbiose Conteúdo.

Márcia Miranda
Administrator