Como usar as ferramentas do Google para produção jornalística

Como usar as ferramentas do Google para produção jornalística

20 de abril de 2022
Última atualização: 24 de agosto de 2023
7min
Márcia Miranda

20 de abril de 2022

Homem jovem branco, de barba e camisa social azul em ambiente residencial com janelas ao fundo
Marco Tulio falou sobre os principais mecanismos de busca do Google e deu dicas sobre como usá-los na produção jornalística. Imagem: reprodução de internet

O Café com Aner recebeu nesta terça Marco Túlio Pires, líder do Google News Lab para o Brasil, para um bate-papo sobre como as ferramentas do Google podem colaborar com os jornalistas. Em uma conversa descontraída, Marco fez um passeio por várias ferramentas. Ele mostrou dicas de utilização e de pesquisa, desde a busca comum, mais conhecida do Google, até ferramentas como Google Academics, busca de imagens e o Google Trends.

Veja um resumo desse encontro, que reuniu jornalistas de várias partes do Brasil, como Rio Grande do Sul, São Paulo e Pernambuco:

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Confira algumas dicas de como usar as ferramentas Google para jornalistas

  • Termo essencial

As aspas servem para dizer ao Google que o usuário quer, obrigatoriamente, incluir aquele termo na busca. Às vezes o Google exclui determinadas palavras para tentar encontrar resultados melhores. Então, pode ser que exclua palavras importantes.  No entanto, quando esse termo estiver entre aspas, a palavra será preservada.

  • Exclusão de termo na busca

O sinal de menos (-) exclui o termo da busca. Sendo assim, quando escrevemos População São Paulo -estado é um jeito de dizer que queremos números somente da cidade. Importante destacar que não há espaço entre o sinal de menos e a palavra que você deseja excluir da busca.

  • Transformar máquina de busca do Google para buscar no conteúdo de um site específico

Para isso, digite o assunto a ser buscado seguido de site:endereço do site. Por exemplo: café com aner site:aner.org.br, sem espaços entre o sinal de dois pontos e o endereço do site.

  • Sites relacionados

Mostra sites parecidos com o desejado, selecionando por temas como culinária, saúde… O comando related mostra os sites que o Google considera relacionados. Se precisa aumentar fontes, é forma de ampliar a busca.

  • Busca de arquivos

Para isso basta colocar o comando filetype: seguido da extensão do tipo de arquivo que deseja encontrar (pdf, ppt, doc, docx etc…). Por exemplo: aner  filetype:pdf

  • Mesclagem de comandos

A mesclagem de comandos permite que as buscas sejam mais direcionadas ao que o usuário deseja, refinando resultados. Por exemplo o comando educação filetype:ppt site:ce.gov.br vai trazer ao usuário todos os documentos em formato ppt que tenham como tema educação e estejam hospedados nos sites do governo do Ceará.

  • Descobrir listas no Twitter

Você pode usar site:twitter.com e o comando inurl:lists, seguido do tipo de lista que deseja encontrar no Twitter (jornalistas, médicos, ambientalistas etc.). Com esse comando, em vez de procurar na página, o Google vai olhar a barra de endereços.

É um importante mecanismo para encontrar, no Twitter, listas de jornalistas, políticos, médicos entre outros. Essa é uma forma interessante para jornalistas que querem descobrir novas fontes para entrevistas. Use o seguinte comando: site:twitter.com inurl:lists jornalistas.

  • Buscas no Instagram

Você pode usar o comando site:instagram.com seguido da palavra que deseja buscar, para encontrar assuntos que deseje. Use o comando site:instagram.com aner (sendo aner o termo que deseja encontrar)

  • Pesquisa Avançada

Pode ser acessada através de um formulário na página https://www.google.com/advanced_search?hl=pt-BR&fg=1. A busca pode ser feita através do formulário como também utilizando os comandos que estão listados nesta página.

  • Google Academics

Busca artigos científicos e conteúdo jurídico em inglês. Ele permite criação de alertas por e-mail, que notificam quando um assunto de interesse é publicado. A busca pode ser feita por termo, publicação, autor ou técnicas de refinamento acima. A página permite ainda filtros temporais. O link para a página é https://scholar.google.com/

  • Buscas em bases de dados

A busca de base de Dados do Google (Dataset Search) tem bases de dados indexadas com instituições de autoridades internacionais, como o Banco Mundial e instituições de ensino superior (em inglês). Você consegue ver quando essas bases de dados foram citadas ou incorporadas, por exemplo. Pode ser usada para uma apuração que precisa de embasamento acadêmico. O endereço é https://datasetsearch.research.google.com/

  • Pesquisas de imagens

A caixa de ferramentas de busca permite a aplicação de filtros diferentes, como tamanho, tipo de licença e cor. A foto é filtrada pela tonalidade predominante da imagem. O Google pode ser usada para marcadas para reutilização não comercial. Estas podem ser usadas sem problema.

  • Busca reversa de imagens

A ferramenta também permite que você busque utilizando uma imagem a partir de uma URL ou de um arquivo de seu computador, e não um termo. Pode ser usada, inclusive para verificar se a imagem recebida é verdadeira, se é visualmente semelhante a outras imagens, se foi editada ou se foi publicada em outra época… Serve para verificar se a manifestação está acontecendo naquele momento ou se foi há muito tempo. No ícone da câmera, você pode subir uma imagem a partir do seu computador ou de uma URL de internet. No celular, você deve pedir a opção “site para computador”. Confira na página https://images.google.com/.

  • Google Trends

É a base de dados de todas as buscas que as pessoas fazem no mundo. A máquina de busca do Google é diferente de todas as redes sociais, porque mostra as tendências busca a partir dos detalhes

Mostram um retrato muito imediato do que está acontecendo, com as buscas influenciadas pelo que está acontecendo no momento, sejam informações passadas pelo noticiário de tv, rádio ou cotidiano. Na capa, ficam páginas especiais, selecionadas por uma equipe de curadoria do Google que acompanha a ferramentas e mostra as principais tendências.

Além disso há ainda as tendências de buscas diárias e em tempo real. Para consultar acesse https://trends.google.com/trends/

Uma das formas de usar é olhar a página de tendências diárias ou a de tendência de pesquisas em tempo real, que podem ser filtradas por país.

Para aprender mais, os jornalistas podem entrar no site de treinamento do Google em português.

imagem google news initiative para jornalistas

Clique aqui e veja mais dicas sobre as ferramentas do Google para jornalistas

O Café com Aner é um encontro promovido pela Aner todas as terças-feiras, a partir das 15h, sempre com um convidado relacionado ao meio jornalístico. O bate-papo pelo Zoom é gratuito e aberto a todos, associados e não-associados.

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Márcia Miranda
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