Câmara aprova marco legal para inteligência artificial

Câmara aprova marco legal para inteligência artificial

1 de outubro de 2021
Última atualização: 24 de agosto de 2023
2min
Márcia Miranda

01 de outubro de 2021

A Câmara dos Deputados aprovou, na última quarta-feira, 29 de setembro, o marco legal para o uso da inteligência artificial (IA) no Brasil. O Projeto de Lei nº 21/2020 foi proposto pelo deputado Eduardo Bismarck (PDT/CE) e relatado pela deputada Luísa Canziani (PTB-PR). O texto define fundamentos e princípios para desenvolvimento e aplicação da IA no país. Nele também estão incluídas as diretrizes para o fomento e a atuação do poder público no tema. O projeto, agora, segue para o Senado.

“A expansão da Inteligência Artificial exige transições no mercado de trabalho”, afirma Bismarck ao justificar o projeto do marco legal. Segundo ele, o texto cria deveres para o poder público “para permitir a capacitação dos trabalhadores, bem como incentivá-los a se engajarem e adquirirem competitividade no mercado global”.

Pelo Projeto de Lei, caberá à União legislar e ditar nomas sobre a matéria, para estabelecer, como sistemas de inteligência artificial, as representações tecnológicas do campo da informática e da ciência da computação.

Clique aqui e leia mais na CNN

Márcia Miranda
Administrator
Acredita que boas ideias precisam ser compartilhadas. Formada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (RJ), iniciou carreira em redação em 1988 e por 24 anos (até 2012) trabalhou em veículos como Jornal O Globo e Agência O Globo, Editora Abril, Jornal O Fluminense, Jornal Metro. Em 2012 iniciou o trabalho como relações públicas e assessora de comunicação, atuando para clientes em áreas variadas, como grandes eventos (TED-x Rio, Réveillon em Copacabana, Jornada Mundial da Juventude, Festival MIMO), showbiz, orquestras, entretenimento e assessorias institucionais como o Instituto Innovare. É empreendedora e, em dezembro de 2021, criou a Simbiose Conteúdo, uma empresa que presta serviços e consultoria em comunicação para associações como Aner, Abral e Abap e divisões internas da TV Globo.