Microsoft alerta clientes sobre falha de segurança

Microsoft alerta clientes sobre falha de segurança

30 de agosto de 2021
Última atualização: 24 de agosto de 2023
2min
Márcia Miranda

30 de agosto de 2021

A Microsoft fez um alerta aos clientes sobre uma falha de segurança que podem ter deixado os dados dos usuários do Microsoft Azure expostos. A plataforma oferece mais de 200 produtos e serviços de nuvem projetados para criar, executar e gerenciar aplicativos. De acordo com a empresa, a falha permitia que invasores conseguissem ler, alterar ou até mesmo excluir bancos de dados das companhias que usavam o serviço Cosmos DB.

O problema foi encontrado no dia 9 de agosto e a Microsoft foi notificada sobre ele no dia 12. A empresa a pagou US$40 mil dólares à empresa de segurança Wiz para encontrar a falha e reportá-la. Segundo o pesquisador Ami Luttwak, diretor de tecnologia da Wiz e ex-diretor de tecnologia do Grupo de segurança em nuvem da Microsoft, a falha estava em uma ferramenta de visualização chamada Jupyter Notebook, que está disponível há anos, mas foi habilitada por padrão dentro do Cosmos DB a partir de fevereiro.

Leia mais na Exame.

Márcia Miranda
Administrator
Acredita que boas ideias precisam ser compartilhadas. Formada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (RJ), iniciou carreira em redação em 1988 e por 24 anos (até 2012) trabalhou em veículos como Jornal O Globo e Agência O Globo, Editora Abril, Jornal O Fluminense, Jornal Metro. Em 2012 iniciou o trabalho como relações públicas e assessora de comunicação, atuando para clientes em áreas variadas, como grandes eventos (TED-x Rio, Réveillon em Copacabana, Jornada Mundial da Juventude, Festival MIMO), showbiz, orquestras, entretenimento e assessorias institucionais como o Instituto Innovare. É empreendedora e, em dezembro de 2021, criou a Simbiose Conteúdo, uma empresa que presta serviços e consultoria em comunicação para associações como Aner, Abral e Abap e divisões internas da TV Globo.