Juntando forças para ampliar precisão do ranking das agências

Juntando forças para ampliar precisão do ranking das agências

9 de fevereiro de 2021
Última atualização: 9 de fevereiro de 2021
Helio Gama Neto

CENP – FEVEREIRO DE 2021

O CENP e a Kantar IBOPE Media, líder global em dados, insights e consultoria e com forte e tradicional atuação no segmento de pesquisa de mídia no Brasil, estão trabalhando para que, a partir de 2021, o ranking de agências de publicidade publicado pela Kantar seja ainda mais preciso.

Pela proposta aprovada, o CENPMeios publicará, em meados de março de 2021, uma lista classificando as agências em razão das compras de mídia realizadas por seus clientes-anunciantes sem, no entanto, apresentar valores. A Kantar utilizará esta lista para, com base nos dados do Monitor Evolution e utilizando metodologia própria,
estimar os valores veiculados.

“Abap e Fenapro, nossas fundadoras representantes de agências, trouxeram suas preocupações e, na conversa, surgiu esta proposta com potencial de aprimorar o já tradicional ranking da Kantar IBOPE Media”, diz Caio Barsotti, presidente do CENP. Para Melissa Vogel, CEO da Kantar IBOPE Media no Brasil, a iniciativa oferece melhorias e beneficia o mercado publicitário. “O CENP-Meios, pela maneira como é composto, oferece um grau de segurança e precisão às informações da atividade publicitária das agências de publicidade certificadas participantes do sistema.

Já o ranking das agências da Kantar IBOPE Media tem uma abrangência nacional única no mercado. Com a colaboração entre CENP e Kantar, a representatividade do investimento em publicidade ganha em transparência e relevância, projetando sua importância na economia do país”, diz ela.

Mario D’Andrea, presidente da Abap, e Daniel Queiroz, presidente da Fenapro, comemoram o novo ranking. “É um fenômeno bem conhecido dos especialistas em administração: medições mais precisas são indispensáveis a qualquer
segmento de mercado e influenciam em seu reconhecimento e desenvolvimento”, explica Mario.

“Análises de evolução e desempenho quantitativos e qualitativos ampliam nossa credibilidade e têm
repercussão positiva não só para as agências como também para os anunciantes e veículos”, diz Daniel.

Caio explica que o Conselho Superior do CENP, após estudos técnicos realizados pelo Comitê Técnico CENP-Meios – CTCM, aprovou a divulgação de um ranking das agências participantes do CENPMeios, conforme o investimento
em mídia apurado pelo sistema, a partir das seguintes premissas:
1 – Não haverá divulgação de
quaisquer valores, pois o sistema
CENP-Meios apurará, de maneira automatizada, sem intervenção
humana, tão somente uma ordem
ranqueada com a relação das agências participantes em ordem decrescente.
2 – Não haverá divulgação de
qualquer informação relacionada
à remuneração das agências.
3 – Nenhum dado sensível será informado, posto que o CENP-Meios
recebe apenas metadados diretamente dos sistemas das agências.

CENP-MEIOS TOTALIZA INVESTIMENTOS DE MAIS DE 200 AGÊNCIAS

O CENP-Meios reúne informações de investimentos em mídia
de 217 agências de publicidade certificadas participantes do sistema e das empresas de software
que as atendem: AdSolutions, Microuniverso, Publi, VBS e iClips. O
CENP-Meios foi desenvolvido pela BST Soluções em Tecnologia,
com investimentos do próprio CENP e aprovação das suas entidades fundadoras: ABA, Abap,
Abert, ABTA, Aner, ANJ, Central de Outdoor e Fenapro.

O CENP-Meios é monitorado pelo CTCM – Comitê Técnico
CENP-Meios, que reúne especialistas e dirigentes representantes
dos nos respectivos meios.

 


Warning: Undefined array key "" in /home/u302164104/domains/aner.org.br/public_html/wp-content/themes/aner/single.php on line 206

Warning: Trying to access array offset on value of type null in /home/u302164104/domains/aner.org.br/public_html/wp-content/themes/aner/single.php on line 206
Helio Gama Neto