Tecnologias que vão mudar o marketing radicalmente

Tecnologias que vão mudar o marketing radicalmente

14 de agosto de 2020
Última atualização: 14 de agosto de 2020
Helio Gama Neto

PROXXIMA – 14/08/2020

Pyr Marcondes

Não, não é programática, nem data science, nem BI. Estamos falando de tecnologias de ponta, que não serão mais de ponta, mas de uso cada vez mais cotidiano no marketing. Hoje parecem ficção científica, mas não são mais não, viu?

O quadro que você vê aí abaixo, eu tirei dos últimos relatórios do Future Today Institute, da Amy Webb, que você certamente conhece. Foi uma forma de trazer a você, de forma tangível e estruturada, de uma fonte mais que confiável quando se fala de futuro, um mapa do que vai acontecer em termos de novas tecnologias para o ambiente e os negócios de marketing.

Mas existem outros institutos, academias e empresas de pesquisa que apontam para quadros bastante parecidos a este.

Ele mostra o estágio atual e aponta o incremento de uso de cada uma das tendências.

O ponto aqui é você conhecer e colocar como lição de casa acompanhar todas essas novas tecnologias, que não são mais o que vou chamar aqui de tecnologias de superfície, porque mais ligadas a softwares e soluções de camada, que complementam plataformas e operações já previamente existentes, mas tecnologias efetivamente disruptivas, que o marketing não está muito acostumado e, quem sabe até, não muito preparado para enfrentar e conviver.

Biometria é uma delas e aparece como a que deverá ser a mais utilizada pelo marketing em breve. Todos os processos e métodos de uso das nossas características biométricas que podem ser captadas através da palma de nossas mãos, nossos dedos e olhos, mais prioritariamente. Seu uso pelo marketing é diversificado, podendo contribuir para acompanhamento de perfis e hábitos de consumo, mapas de calor em lojas, etc.

Face Recognition é outra dessas tecnologias. Trata-se da capacidade que a Inteligência Artificial propicia de reconhecimento de faces, que são não só identificadas como tem seus dados arquivados, para um sem número de usos, desde operações anti-fraude a processos de relacionamento avançado com usuários e clientes.

Outra em destaque a gente já conhece bem e vai conviver com ela de forma mais intensa, que é a Realidade Aumentada, ou AR. Essa tecnologia que superpõe imagens virtuais a realidade física concreta, tenderá a crescer porque não necessita de óculos especiais, como a Realidade Virtual, ao contrário, se vira muito bem apenas com o uso de celulares simples, que tenham uma câmera. Todos hoje tem.

Para o marketing, isso significa poder lançar mão do recurso para jogar consumidores do mundo real para o mundo virtual e aí estamos falando de vídeos, games, campanhas publicitárias, promoções, demostrativo de produtos, enfim, o céu e a imaginação são o limite.

Veja aqui as demais tecnologias que vão invadir e transformar o marketing radicalmente nos próximos anos. Melhor acompanhar de perto.


Warning: Undefined array key "" in /home/u302164104/domains/aner.org.br/public_html/wp-content/themes/aner/single.php on line 223

Warning: Trying to access array offset on value of type null in /home/u302164104/domains/aner.org.br/public_html/wp-content/themes/aner/single.php on line 223
Helio Gama Neto