Toni Morrison vira personagem da Turma da Mônica em projeto que homenageia grandes mulheres da História
CELINA/O GLOBO – 02/09/2019
Alice Cravo*
Vencedora do Prêmio Nobel de LIteratura em 1993. Autora de 11 romances. Vencedora do Prêmio Pulitzer em 1988. Personagem da Turma da Mônica. Toni Morrison — considerada uma das maiores escritoras norte-americanas de todos os tempos — é Milena, nova integrante do projeto “Donas da Rua”, da Maurício de Sousa Produções.
O objetivo central do projeto é produzir conteúdos com histórias e exemplos reais que inspirem meninas e as ajudem a entender a importância da igualdade na sociedade. As personagens — que são produzidas pela Maurício de Sousa Produções e por diversos colaboradores — são divulgadas através das redes sociais oficiais da Turma da Mônica e do site do projeto . Desde o seu lançamento, no dia 08 de março, 25 mulheres foram homenageadas, entre elas a ativista paquistanesa Malala Yousafzai, a escritora britânica J.K. Rowling e a cientista polonesa Marie Curie. Duas brasileiras foram homenageadas pelo projeto: a jogadora de futebol Formiga e a escritora Rachel de Queiroz.
— Esse projeto foi pensado para mostrarmos para as meninas que elas podem ter e exigir as mesmas oportunidades, os mesmos direitos que os meninos. Sua importância é incentivar as famílias a conversarem sobre o tema com as crianças. O foco são as crianças, porque acreditamos que a mudança precisa começar desde cedo — declara Mônica Sousa, diretora executiva comercial da Mauricio de Sousa Produções (MSP).
O “Donas da Rua” conta com a parceria da ONU Mulheres, a agência das Nações Unidas para a igualdade de gênero e o empoderamento feminino. O site do projeto ainda tem uma parte interativa onde as meninas que são fãs da Turma da Mônica podem contar a sua própria história ou enviar a história de alguma mulher que as insipirem.
— O pontapé inicial a esse projeto foi quando a MSP se tornou signatária dos princípios da ONU Mulheres. É uma parceria que muito nos orgulha e foi a partir dessa aproximação com a ONU que surgiu a ideia de realizamos uma ação de empoderamento das meninas — ressalta Mônica Sousa.
Toni Morrison
Toni Morrison é considerada uma das maiores autoras norte-americanas de todos os tempos. Dona de 11 obras intensas e comoventes, ela expressou a vivência de mulheres negras norte-americanas ao longo de sua vida.
Em 1993, Toni recebeu o Prêmio Nobel de Literatura. Em 1988, recebeu o Prêmio Pulitzer pela obra “Amada”.
Seus livros fortaleceram a literatura negra nos Estados Unidos, e o clássico “O olho mais azul”, publicado em 1970, é considerado uma das maiores obras da luta contra o racismo.