Áudio e podcasts: ferramentas importantes para o engajamento

Áudio e podcasts: ferramentas importantes para o engajamento

24 de março de 2023
Última atualização: 17 de agosto de 2023
5min
Márcia Miranda

24 de março de 2023

Homem de óculos grisalho e branco João Cabral falou sobre áudio e podcasts no Café com Aner
João Cabral fez uma lista de dicas sobre como usar o áudio para engajar os leitores no Café com Aner

João Cabral foi o convidado do Café com Aner da última quarta-feira, dia 22 de março. No bate-papo com os publishers ele falou sobre como o áudio pode ser utilizado nas estratégias de engajamento do público. Através de pesquisas, João mostrou que o uso dos players de áudio nos sites de notícias está crescendo junto com o interesse do público.

João é cientista da Computação e Master in Business Information Systems pela PUC-SP. Trabalhou à frente das áreas de tecnologia em bancos, agências de publicidade e grupos de mídia. É sócio fundador da DataInc, empresa que desenvolve ferramentas e consultoria para clientes como Estadão, O Globo, Valor Econômico, CartaCapital, Folha de Pernambuco, Natura, ClickBus, Grupo Eleva, Casper Líbero e muitas outras.

Segundo ele, 36% dos americanos ouvem podcasts enquanto trabalham e 51% afirma que a falta de tempo é o fator principal para não ler. No Brasil, segundo a ComScore, 40% da população total de internet já consome áudio e 36,6 milhões de pessoas consumiram pelo menos um episódio de Podcast nos últimos 12 meses.

Veja alguns dos pontos principais do bate-papo

Interesse do público

“Cada vez mais o usuário lê o título, o primeiro parágrafo, o segundo parágrafo e ele vai embora… não rola até o final. Às vezes o título e a linha fina são suficientes para ele passar à próxima matéria até sair do seu site.

“O áudio é uma oportunidade de conversa com o público mais jovem. São os jovens entre 25 a 34 anos que mais consomem áudio enquanto praticam outras atividades”.

“A Big Data Corp fez uma pesquisa, agora em julho de 2022, que mostrou que menos de 1% dos nossos sites estão prontos para receber quem tem dificuldade de visão. Nossos sites vêm se tornando cada vez mais complexos, com mais funcionalidades, que só dificultam o acesso.”

Acessibilidade

“Já existe um número crescente de publishers utilizando players de notícias em suas páginas. A operação é bem simples: a pessoa dá o play e vai ouvir todo aquele conteúdo através do áudio. A vantagem é alcançar todo aquele público que eu acabei de descrever aqui na nossa conversa”.

“De 5 a 10% da audiência escolhe ouvir em vez de ler o conteúdo. E não necessariamente ele tem uma baixa visão.”

“Outra métrica muito importante é que esses ouvintes geralmente escolhem ouvir o conteúdo até o fim. Então esse é  um formato que vai ajudar no engajamento do leitor.”

“Com o áudio, seu projeto cumpre uma missão social oferecendo acessibilidade Além disso, você diminui a sua taxa de rejeição e esse conjunto de métricas, de forma indireta, vai ajudar o seu SEO e o seu posicionamento no rankeamento do Google.

quadro de fundo branco mostra experiencia de inclusão de ferramenta de áudio Publicidade em áudio

“A ferramenta permite utilizar publicidade em áudio. Então você pode negociar com o seu cliente patrocinador para que exista uma mensagem antes do áudio. Ou pode aproveitar para divulgar um novo produto… canal do YouTube, um novo podcast… é uma ótima oportunidade. Também pode colocar promoções, como ‘Você acabou de ganhar X por cento de desconto na nossa assinatura. Utilize o cupom ABC 5 para assinar agora com 5%”

“Há ainda um formato que permite a instalação de um tipo de podcast dentro do site do cliente, em uma coluna lateral ou home. A ferramenta permite ao seu usuário ouvir as últimas matérias uma depois da outra”

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Texto: Márcia Miranda – Simbiose Conteúdo

Márcia Miranda
Administrator
Acredita que boas ideias precisam ser compartilhadas. Formada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense (RJ), iniciou carreira em redação em 1988 e por 24 anos (até 2012) trabalhou em veículos como Jornal O Globo e Agência O Globo, Editora Abril, Jornal O Fluminense, Jornal Metro. Em 2012 iniciou o trabalho como relações públicas e assessora de comunicação, atuando para clientes em áreas variadas, como grandes eventos (TED-x Rio, Réveillon em Copacabana, Jornada Mundial da Juventude, Festival MIMO), showbiz, orquestras, entretenimento e assessorias institucionais como o Instituto Innovare. É empreendedora e, em dezembro de 2021, criou a Simbiose Conteúdo, uma empresa que presta serviços e consultoria em comunicação para associações como Aner, Abral e Abap e divisões internas da TV Globo.