Webinar – Visualização Jornalística de Dados: Exploração e Apresentação

A Associação Nacional de Jornais (ANJ) promove o webinar “Visualização Jornalística de Dados: Exploração e Apresentação””

Na última década, a visualização de dados, já muito estendida nos mundos da ciência e dos negócios, chegou ao Jornalismo.

Nesta palestra, Alberto Cairo oferece um resumo dos princípios essenciais para usar a visualização não só para comunicar informação aos leitores, mas também para que o repórter procure possíveis histórias nos dados.
Data e horário
Dia 30 de junho, das 11h às 12h.
(A sala da apresentação online estará aberta a partir das 10h30 para que cada participante faça seu teste).

Temas abordados

  • O que é (e o que não é) visualização
  • Como utilizar a visualização para explorar dados e descobrir histórias
  • A visualização para apresentar dados ao público
  • Para o futuro: Visualização multimídia

A quem se destina
Editores e repórteres com interesse em reportagem com auxílio do computador e jornalismo de dados.

Idioma
O webinário será em português.

Inscrição
Não será cobrada taxa de inscrição, mas é necessário registrar-se para que receba as informações de acesso ao webinário. Vagas limitadas.

Sobre o instrutor
Alberto Cairo
Knight Chair in Visual Journalism na Universidade de Miami, onde ensina visualização e infografia. Autor de The Funcional Art: An Introduction to Information Graphics and Visualization (2012). Criou o Departamento de Infografia Interativa no jornal El Mundo da Espanha (elmundo.es) e conquistou diversos prêmios Malofiej e da Society for News Design. No Brasil, foi diretor de Infografia e Multimídia da Editora Globo. Nos últimos anos, coordenou o primeiro Massive Open Online Course (MOOC) de jornalismo já realizado no mundo em colaboração com o Knight Center na Universidade do Texas.

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail juliana.toscano@anj.org.br.

POSTS RELACIONADOS