Edições anteriores

logo_ANER_VIIFORUM_03_-04VII FÓRUM ANER DE REVISTAS

10 DE SETEMBRO DE 2013
TEATRO GEO

No último dia 10, cerca de 400 profissionais ligados ao mercado de revistas prestigiaram o VII Fórum ANER no Teatro GEO, em São Paulo-SP. Durante quase nove horas, profissionais renomados contaram seus casos de sucesso e deram dicas pontuais sobre assuntos ligados ao cotidiano dos revisteiros. Neste ano, a novidade foi a adoção de palestras com até 15 minutos, inspiradas nas conferências TED, o que garantiu painéis mais dinâmicos e variados.

Presidente da ANER e diretor-geral da Editora Globo, Frederic Kachar abriu o evento apresentando números atualizados sobre o mercado brasileiro e defendendo que o meio precisa inovar nos formatos publicitários para recuperar sua relevância junto ao anunciante. “Temos leitores em nível satisfatório, o desafio é trazer retorno publicitário. Temos que criar mecanismos que ajudem nossas equipes comerciais. As marcas querem mais do que capa e contracapa”, defendeu.

O empresário Nizan Guanaes (Grupo ABC) encantou a plateia com seu ponto de vista bem humorado sobre o mercado, que, para ele, é o único que fala mal de si mesmo. “Não vejo ninguém falando sobre as grandes conquistas das revistas. Vejo o mercado reclamando da falta de anunciantes, mas por que então não falam de grandes clientes, como a Dudalina?”, questionou.

Em seguida, complementando a palestra de Nizan, Andréa Pinotti (Itaú Unibanco) expôs a visão dos anunciantes sobre as revistas. No mesmo formato, Fernando Bomfiglio (Souza Cruz) também teve 15 minutos para falar sobre logística e distribuição, enquanto Fernando Costa (Ed. Abril) contou como as plataformas digitais ajudam a vender assinaturas.

Finalizando a manhã dedicada ao impresso, Denis Burgierman (Ed. Abril) foi convidado a falar sobre o sucesso da Superinteressante. Para o diretor de redação, o fato de o título conhecer exatamente seu público permite ousar na criação de conteúdo nos mais variados formatos e plataformas. Como exemplo, Denis citou reportagens de capa que viraram e-books de sucesso e o pioneirismo na produção de newsgames no Brasil.

Após o almoço, o foco passou a ser o digital. Um dos painéis mais interessantes foi o de José Saad Neto (ProXXIma/Grupo M&M), que levantou exemplos de rentabilização deste modelo ao redor do mundo, mostrando aos editores brasileiros o que de mais inovador vem sendo feito no exterior.

Na parte “prática”, Alexandre Maron (Ed. Globo) usou a revista Época para listar dicas de como construir um bom site de revista, enquanto Helena Bagnoli (Ed. Abril) aproveitou a experiência da Capricho na gestão de redes sociais para inspirar os revisteiros. Também em 15 minutos, Pedro Burgos (Oene) mostrou como a mudança de hábito do leitor tem alterado a produção jornalística e Ronaldo Barreto (Google) apresentou ferramentas e serviços da empresa para incrementar a apuração de reportagens.

Como nos anos anteriores, a edição deste ano também teve convidados internacionais. Marius Cloete, pesquisador do PPA, apresentou duas pesquisas britânicas (Magonomics e Proof of Performance) sobre a eficácia da publicidade em revistas. O espanhol Juan Giner, por sua vez, tratou sobre inovação, tema do anuário Innovation in Magazine Media, do qual é editor. Já o consultor norte-americano Peter Kreisky apresentou novos modelos de negócios para a era digital a partir de sua experiência em grandes conglomerados de mídia como The Economist e The New York Times.

Fábio Barbosa, presidente da Abril S/A, encerrou o dia com otimismo sobre o futuro das revistas. O executivo acredita que o aumento de renda do brasileiro aliado ao crescimento dos índices de educação fará surgir uma nova geração de leitores. No entanto, ele acredita que ela só será absorvida pelas revistas caso os editores estejam preparados para atender às novas demandas.

O VII Fórum ANER teve patrocínio master da Souza Cruz, patrocínio dos Correios e apoio de Abril Assinaturas, Adobe, BDO, Burgo, Digital Pages, Door to Door, EPYX, Gráfica Santa Marta, Gol Mobile, Editora Globo, iba, Infr@ext, IVC, Locaweb, Log&Print, Pais&Filhos, Profile, Samab/UPM, StoraEnso e Suzano.

BLOCO_01

VI FÓRUM ANER DE REVISTAS

24 DE OUTUBRO DE 2012
TEATRO RENAISSANCE

A  sexta edição do Fórum ANER de Revistas, realizada no último dia 24 de outubro em São Paulo-SP, polarizou as discussões em torno de dois temas que há algum tempo dividem o mercado: a migração das revistas para os novos dispositivos digitais e a manutenção do investimento e da busca pela inovação nas edições impressas.

Após o discurso de abertura do presidente Roberto Muylaert (ANER), o professor Vinicius Andrade Pereira (ESPM Media Lab) mostrou como as mudanças do mundo contemporâneo tem mudado a forma de consumo da informação. Em seguida, Alexandre Maron (Ed. Globo), Pedro Doria (O Globo) e Pyr Marcondes (Proxxima/M&M) apresentaram casos próprios de bom uso das novas plataformas, refletindo sobre a necessidade de fazer chegar o conteúdo até as pessoas, independente do disposição.

Já Eurípedes Alcântara (Veja/Ed. Abril) e Marcelo Rech (Grupo RBS), provocados pelo professor Luli Radfahrer (ECA/USP), opinaram sobre o dilema da credibilidade quando todos são capazes de publicar sua própria informação ou opinião a partir de um celular conectado à Internet. Para eles, a avaliação do conteúdo produzido por terceiros (agências, leitores) é tão importante quanto a busca pela informação exclusiva.

Após o almoço, onde foram feitas homenagens ao editor do ano José Carlos de Salles Gomes Neto e aos eleitos como capa do ano (Casa Vogue e Carta na Escola), o foco dos painéis mudaram para o exterior. No primeiro deles, Svida Alisjahbana (Femina Group) contou sua experiência como editora de revistas femininas na Indonésia. Com ela estiveram Paula Mageste (Cláudia/Ed. Abril) e Sônia Hess (Dudalina), que também reforçaram a importância de fortalecimento da marca. A mediação foi feita por Jaime Troiano (Grupo Troiano de Branding).

Em seguida, Thomaz Souto Corrêa (Ed. Abril) recebeu Timothy O’Brien (The Huffington Post/EUA) para debater sobre a evolução das revistas. Tim apresentou a mais nova criação do portal americano, a revista digital Huffington., e defendeu ser este o caminho para a crise que acomete o impresso. Já Thomaz defendeu que, antes de voltar o foco para o digital, é preciso buscar formas de inovar no impresso, que ainda tem grande valor junto ao mercado publicitário.

No último painel do dia, Roberto Muylaert(ANER) e Frederic Kachar (Ed. Globo) formaram uma mesa redonda com Rupert Reseltine (Haymarket/Inglaterra). Os publishers discutiram a necessidade de diversificar os negócios em torno de uma mesma marca, indo além da simples publicação de revistas – no caso de Rupert, eventos e licenciamento. Após o dia inteiro de discussões, o evento foi encerrado com um discurso de Fernando Costa (ANER/Ed. Abril), que destacou o intenso e produtivo dia de discussões.

logos_projecao_vforum

V FÓRUM ANER DE REVISTAS

11 DE SETEMBRO DE 2011
GRAND HYATT

Publishers, editores, executivos de várias plataformas, publicitários, jornalistas e interessados reuniram-se na manhã do dia 12 de setembro de 2011 no hotel Grand Hyatt, em São Paulo, para discutir sobre o mercado de revistas no maior encontro do setor. Após a recepção com um animado welcome coffee, onde os primeiros contatos começaram a ser feitos, os participantes se dirigiram a sala principal para o discurso de abertura, feito pelo presidente da ANER, Roberto Muylaert.

Logo em seguida, o mediador José Carlos de Salles Gomes Neto (Meio&Mensagem) deu início ao painel “Porque anunciar em revistas”, que contou com Luiz Lara (ABAP), Thais Chede (Ed. Abril) e José Vicente Marino (Natura) apontando as vantagens de se investir na publicidade impressa em revistas. “Algo que tenha qualidade, prestígio e credibilidade é o que os anunciantes estão sempre procurando. Por isso mesmo as revistas não vão morrer”, decretou Luiz Lara.

Um dos painéis mais animados do dia foi o “Mostre, não conte – Uso de infográficos para contar uma história”, que aconteceu logo em seguida. O mediador Luiz Fernando Sá (Ed. Três) teve a missão de reunir representantes de diferentes escolas de infografia em torno de uma só ideia: comunicar bem. Estiveram na mesa Alberto Cairo (Ed. Globo), Luiz Iria (Ed. Abril) e Pablo Loscri (El Clarín), todos com exemplos próprios de qualidade, mas voltados para os mais diferentes tipos de mídia e veículo.

Já em “Novas plataformas, novas linguagens, novos modelos de negócio”, mediado por Silvio Genesini (Grupo Estado), o digital, enfim, entrou em discussão. Youssef Mourad (Digital Pages), Sérgio Gwercman (Ed. Abril) e Marcelo Bartolomei (Caras) apresentaram propostas de utilização de conteúdo em novas mídias.

Além disso, o impresso também foi protagonista no painel “O papel do papel”, mediado por Nirlando Beirão (Ed. Três) e composto por Daniela Falcão (Globo/Condé Nast) e Alexandre Caldini (Ed. Abril). As três editoras representadas por eles publicam títulos com grande número de páginas e alta qualidade de conteúdo, o que se traduz em bons números de vendas das edições impressas. “Quando constato a beleza e a criatividade que podemos colocar no papel, minhas dúvidas (sobre o futuro) diminuem um pouco”, afirmou Beirão.

Em “Tablets: novo modelo de negócios”, o mediador Aydano Roriz (Ed. Europa) e os debatedores Leonardo Attuch (Brasil 247), Ivan Zumalde (MyMag) e Antonio Lapa (Woodwing Brasil) expuseram ideias do que podem vir a ser o futuro das revistas. Aydano lembrou a revista Natureza, uma das primeiras a ter versão para iPad; Attuch apresentou seu jornal para o tablet da Apple, o primeiro do Brasil; Zumalde demonstrou sua revista 100% customizável pelo leitor, que ainda escolhe se quer pagar ou deixar o custo para um anunciante; e, por fim, “amarrando” o assunto, Lapa deu exemplos de monetização em dispositivos móveis.

Outro destaque do V Fórum ANER de Revistas foi a presença de Tyler Brûlé, criador da Wallpaper e atual publisher da Monocle, revista que se define como “de olho no mundo”. No painel “Monocle: Um novo conceito de revista”, o mediador Roberto Muylaert (ANER) e Frederic Kachar (Ed. Globo) sabatinaram o editor-chefe da publicação sobre diversos aspectos da produção da revista, como o uso de colaboradores ao redor do mundo e a criação de pautas.

Logo a seguir, outro destaque internacional do Fórum mostrou detalhes do produto que domina. Em “Marketplace, distribuição digital de conteúdo, banca virtual, novas oportunidades”, painel mediado por Alessandro Gerardi (Digisa), o espanhol Joan Solá explicou como funciona o Zinio, serviço que oferece milhares de revistas do mundo todo nos mais diversos dispositivos, de iPads a celulares com tecnologia Android, passando por computadores com Windows, Linux e Mac OSX. Nesta mesa, Fernando Cirne (Ed. Abril) ainda apresentou a IBA Store, banca virtual recém-lançada pela Abril, e Jonas Suassuna (Gol Mobile), que apresentou sua versão de newsstand O Jornaleiro.

No fim, mesmo após quase 10 horas de palestras, grande parte do público permaneceu na sala para ouvir Jairo Leal (Ed. Abril) no painel “O universo em evolução das editoras”, que trouxe números atuais e perspectivas sobre o futuro do mercado de revistas. No encerramento, foi a vez do vice-presidente da ANER, Fernando Costa (Ed. Abril), que destacou os pontos positivos das discussões ao longo do dia e encerrou oficialmente o evento.

lOGO4FORUM

IV FÓRUM ANER DE REVISTAS

14 DE SETEMBRO DE 2010
GRAND HYATT

Os grandes nomes que fazem a história do mercado editorial brasileiro e internacional reuniram-se nesta quarta, 14 de setembro, no IV Fórum ANER (Associação Nacional de Editores de Revistas), realizado no hotel Grand Hyatt. Com o tema “Inovação em Revistas”, o evento discutiu o futuro das revistas e as novidades para o negócio.

O IV Fórum foi uma realização da ANER. A SOUZA CRUZ S.A., uma empresa British American Tobacco, é a patrocinadora máster do evento deste ano, que também conta com o apoio da Alto Astral Editora, Caras, Digital Pages, Editora Abril, Editora Globo, Editora Três, ESPM, Frontier, Itaú-Unibanco, IVC, Mobint, New Content, OnLine Editora, Posigraf, Stora Enso, Treelog e Woodwing. São apoiadoras institucionais as entidades: AAER, ABEMD, ABIGRAF, ANATEC, ANJ, CENP e FIPP.

Programa:

  • Abertura, com Roberto Muylaert (Presidente ANER)
  • O Mercado Brasileiro de Revistas – Crescimento e Oportunidades, com abertura de José Carlos Salles Neto (Presidente –  Grupo Meio&Mensagem) e Jairo Leal (Presidente Executivo – Abril Mídia)
  • O Mercado Internacional de Revistas – O Que Mudou em Um Ano, com Alessandro Gerardi (CEO – Grupo Domo) e Jim Jacovides (Vice Presidente Internacional – Time Inc.) 
  • Garantindo a Sobrevivência no Mercado Multimídia: Casos de Inovação no Cenário Internacional, com Frederic Kachar (Diretor Geral Editora Globo) e John Wilpers (Consultor – Innovation Media Consulting)
  • Como Anda a Fronteira entre o Editorial e o Comercial  , com  Eugênio Bucci (Professor da ECA – USP), José Bello (Diretor de Publicidade – Editora Três), Ricardo Gandour (Diretor de Conteúdo – Grupo Estado), Edgardo Martolio (CEO, Editora Caras), Nelson Blecher (Diretor de Redação da Época Negócios – Editora Globo)
  • Como os Editores e Anunciantes Estão Usando as Redes Sociais, com Marcelo Salles Gomes (Vice  Presidente Executivo – Grupo Meio&Mensagem), Georges Schnyder (Diretor de Marketing – Editora 4Capas), Paulo Houch (Presidente – Editora Online) e João Binda (Diretor de Operações – Agência Age Isobar)
  • Vida Longa ao Papel – Casos de Sucesso de Revista Impressa no Brasil e no Mundo, com Thomaz Souto Corrêa (Vice Presidente do Conselho Editorial –  Editora Abril), John Relihan (CEO – Media 24 Magazines), Kaíke Nanne (Diretor Núcleo Casa – Editora Abril), Joanna Marshall (Licensing Manager – BBC Worldwide)
  • Os Muitos  Segredos do Sucesso, com Roberto Civita (Presidente do Conselho de Administração e Diretor Editorial – Grupo Editorial) )
  • Encerramento,  com  Vice Presidente da ANER e Vice Presidente de Relações Institucionais do Grupo Abril

banner-com-apoiadores

III FÓRUM ANER DE REVISTAS

11 DE NOVEMBRO DE 2009
FECOMÉRCIO, SÃO PAULO-SP

No dia 11 de novembro, no teatro Raul Cortez – Fecomércio, os mais importantes executivos, empresários e nomes do mercado de comunicação se reuniram para debater “Um Futuro Digital que Preserve o Impresso”, o tema escolhido para a terceira edição do Fórum ANER de Revistas. O evento contou com a presença de mais de 300 participantes, além de 12 expositores.

Este ano, o Fórum trouxe algumas inovações para os participantes. Um aplicativo para iPhone (ANER na appstore) foi desenvolvido especialmente para o evento, contendo a grade de palestras, lista de palestrantes, expositores e um bloco de notas. Além disso, todos os inscritos receberam mensagens SMS com dicas sobre o evento. No próprio dia do evento, a página do ANER no Twitter  (www.twitter.com/ANERbr) destacava os principais pontos de todas as apresentações.

Durante o dia, palestrantes nacionais e internacionais abordaram o cenário atual do mercado de revistas e as perspectivas para um futuro multimídia, como as métricas podem influenciar o seu negócio, as novas tecnologias digitais, a questão do conteúdo aberto e fechado, casos de sucesso, as perspectivas para a publicidade, o poder de uma capa perfeita e como é possível uma revista impressa sobreviver em meio ao avanço digital.

No coquetel de encerramento,  Roberto Muylaert, presidente da ANER, anunciou a capa vencedora do Concurso Melhor Capa do Ano – 2009. Com cerca de 27% dos votos, a capa da Revista Época sobre o acidente do voo da Air France foi a vencedora.

Programa:

  • Abertura, com Roberto Muylaert (Presidente ANER)
  • O Mercado Leitor de Revistas – Nacional e Internacional, com abertura de André Jalonetsky (Diretor de Redação Maxim – Ed. Escala)
  • Tendências e Desafios do Mercado Nacional de Revistas, com Jairo Leal (Presidente Ed. Abril)
  • Tendências e Desafios do Mercado Internacional de Revistas, com Chris Llewellyn (Presidente FIPP)
  • Como Impulsionar Seu Negócio com o Conceito de Audiência Total – Leitores + Internautas, com Alfredo Ogawa (Diretor de Serviços Editoriais – Editora Abril), Daina Ruttul (Diretora Nacional de Mídia do Ipsos Marplan), Flávio Ferrari (CEO – Ibope Media) e Dr. James Collins (VP Sênior de Pesquisas do Mediamark Research and Intelligence)
  • As Novas Tecnologias Digitais em Revistas – Conteúdo Aberto ou Fechado, com Frederic Kachar (Diretor Geral Editora Globo), Pyr Marcondes (Diretor do Núcleo ProXXima) e Youssef Mourad (CEO Digital Pages)
  • O Jornalismo de Qualidade nos Tempos de Multimídia, com palestra de Roberto Civita (Presidente do Grupo Abril)
  • Revistas na Internet – Casos de Sucesso, com Alessandro Gerardi (CEO Grupo Domo) e Paula Mageste (Diretora de Redação de Quem)
  • Comunidades na Internet, com Ana Célia Aschenbach (Diretora de Redaçao Revista Manequim)
  • Modelos de Negócios em E-readers, com Jose Renato Mannis (Mobint)
  • Twitter, com Marcelo Salles Gomes (Vice Presidente Executivo do Grupo MM)
  • Daqui pra frente…Publicidade, com Daniel Chalfon (MPM), Adrian Ferguson (Fischer+Fala!), Luiz Ritton (Lew’Lara TBWA), Mônica Carvalho (DM9DDB) e Thaís Chede (Editora Abril)
  • O Poder de uma Capa Perfeita, com Cynthia de Almeida (Diretora de Grupo Femininas e Interesses Especiais – Editora Globo) e Thomaz Souto Corrêa (Vice-Presidente do Conselho Editorial da Editora Abril)
  • Não Promova o Suicídio de Sua Revista Impressa, com apresentação de Samir Husni, o Mr. Magazine

iiforumanerII FÓRUM ANER DE REVISTAS

25 DE NOVEMBRO DE 2008
FECOMÉRCIO, SÃO PAULO-SP

Com o tema “O Futuro das Revistas”, o II Fórum ANER reuniu, no dia 25 de novembro de 2008, mais de 420 pessoas no Teatro Raul Cortez da Fecomércio. Estiveram presentes jornalistas, economistas, designers, executivos de publicidade e internet e representantes de todas as áreas da indústria de revistas, incluindo as cadeias de distribuição e de fornecedores.

Num momento em que crises financeiras atingem o mercado, a tecnologia avança em alta velocidade e uma nova geração de consumidores anseia por mudanças Foram discutidas questões como o que fazer para sobreviver em tempos de mudanças e como usar os desafios como oportunidades. Entre moderadores e palestrantes, foram ouvidas 25 vozes que enriqueceram com idéias, dados e conceitos o pensamento sobre o meio editorial.

“O II Fórum ANER foi um sucesso, como se pode comprovar pela presença massiva de espectadores, pelos temas abordados – atuais e objetivos – e, claro, pela representatividade dos palestrantes nacionais e internacionais, que são conhecidos por sua excelência no mercado editorial”, afirma Maria Célia Furtado, diretora executiva da ANER e organizadora do evento.

Programa:

  • Abertura, com Jairo Leal (Presidente ANER)
  • Panorama do Mercado
  • O mercado nacional, com Hercílio di Lourenzi (Escala)
  • O mercado internacional, com Don Kummerfeld (FIPP)
  • Fazer as revistas mais quentes do que nunca
  • Quem é o novo consumidor de informação: pesquisa “The medium is the message”, com Marieke van der Donk (PricewaterhouseCoopers)
  • Como continuar relevante para o consumidor de hoje (casos de sucesso), com Angélica Santa Cruz (Revista Gloss/Abril), Nelson Blecher (Revista Época Negócios/Globo) e José Roberto Maluf (Revista Rolling Stone/Spring)
  • O segredo das revistas de sucesso, com moderação de Thomaz Souto Corrêa (Abril)
  • Como fazer uma revista manter-se viva e atuante, com Eurípedes Alcântara (Revista Veja) e Jorge Fontevechia (Perfil)
  • Futuro: o que muda e o que fica, com Roberto Civita (Abril)
  • Abraçar o digital sem perder a fé no impresso, com moderação de Marcelo Salles Gomes (Grupo Meio&Mensagem)
  • Como construir a ponte entre a revista e o seu site
  • Credibilidade de conteúdo x Enxurrada de informações
  • Qual o papel dos editores na Internet, com William Owen (Made by Many) e Simon Esterson (Simon Esterson Associates)
  • Muito além das revistas, com moderação de Frederic Kachar (Globo)
  • Eventos que são um acontecimento único, com Marcos Emílio Gomes (Quatro Rodas Experience), Georges Schnyder e Mariella Lazaretti (Revista Prazeres da Mesa)
  • Campanhas para familiarizar o consumidor com o meio revista, com vídeo PPA – Magazine Week
  • Por que revista é uma mídia necessária para uma campanha bem sucedida, com moderação de Thais Chede (Abril) e participação de Caco Alzugaray (Três), Paulo Camossa (Almap) e Rui Porto (Alpargatas)
  • As novas tendências internacionais do mercado, com Juan Señor (Innovation)
  • A crise mundial e os impactos na economia brasileira, com moderação de Roberto Muylaert (RMC Editora) e participação de Pedro Malan