Abril vende operação educacional e foca em conteúdo e logística

Do Meio&Mensagem

abril-novositeA Abril anunciou em comunicado na manhã de segunda-feira, 9, a venda da totalidade de suas ações da Abril Educação aos Fundos Tarpon. A empresa já havia adquirido no ano passado 24,21% do capital votante e 19,91% do capital total da empresa de livros, conteúdo educacional, cursos e sistemas de ensino da Abrilpar, holding da família Civita que controla os negócios do Grupo Abril.

Com a operação, a nova gestora da Abril Educação S.A. adquire as editoras Ática e Scipione; os sistemas de ensino e redes de escolas vinculadas às marcas Anglo, pH, Ser, Geo, Maxi, Farias Brito e Motivo; os colégios e cursos Alfacon e Sigma; e os cursos de idiomas Red Balloon, Wise Up e You Move.

No comunicado, o Grupo Abril afirma que o movimento visa focar as operações em conteúdo e distribuição por meio da Abril Mídia e da DGB, respectivamente. A Fundação Victor Civita continua, no entanto, vinculada ao grupo e dedicada a conteúdo educacional, publicando livros, as revistas Gestão Escolar e Nova Escola e cinco portais.

De fato, o Grupo Abril fez diversas reformulações nos últimos anos para concentrar esforços em seus negócios mais estáveis de conteúdo. Paralelamente, tem procurado vender ativos fora dessa operação, como a Abril Educação e a Elemídia. Além do foco em mídia e distribuição, essa capitalização colabora na diminuição e renegociação de dívidas da Abrilpar.

A operação dos Fundos da Tarpon Investimentos foi realizada por meio da Thunnus Participações, que adquiriu 20,73% do capital social total da Abril Educação. O negócio movimentou US$ 1,31 bilhão e a Thunnus submeterá documentação para registro na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) em até um mês.

POSTS RELACIONADOS